3 exames médicos essenciais antes de começar a praticar esportes

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

3 exames médicos essenciais antes de começar a praticar esportes | Doutor Agora

Os exames médicos são necessários e indispensáveis para todas as pessoas que desejam começar a praticar esportes, independentemente da modalidade. 

São eles que indicarão se o pretendente à atividade física tem alguma restrição ou está em condições de exercê-la sem nenhum comprometimento à saúde. 

De forma geral, eles podem ser solicitados pelo cardiologista, clínico geral ou médico do esporte e o ideal é que sejam realizados antes da pessoa iniciar o treino. 

Selecionamos 3 deles que são essenciais e que devem ser realizados para garantir a segurança do iniciante. Continue a leitura e confira quais são eles.

Qual a importância dos exames médicos?

Um dos principais objetivos da realização dos exames médicos antes de começar a praticar esportes é verificar se o indivíduo possui alguma doença silenciosa que possa vir a comprometer a saúde e o desempenho dele na realização dos treinos.

As principais dessas doenças são:

  • diabetes,
  • doenças cardíacas,
  • hipertensão. 

Também de acordo com as informações laboratoriais e de imagens é que o treinador responsável pode determinar com maior segurança a frequência e a intensidade dos exercícios que serão praticados.

Por isso, apesar de não haver uma obrigatoriedade legal para a apresentação dos mesmos, os profissionais da saúde consideram que esse check-up deveria ser uma exigência por parte das academias e treinadores.

Eles são essenciais para auxiliar a evitar problemas de mal-estar e até morte durante a prática esportiva. 

Quais exames médicos devem ser feitos antes da prática de esportes?

Eles podem variar e serem requisitados de acordo com a idade ou até mesmo com o nível da atividade e sua intensidade.

Entre os essenciais estão: 

Eletrocardiograma

O Eletrocardiograma, também conhecido pelo ECG, é indispensável para analisar se há alterações no ritmo cardíaco. 

O paciente é colocado deitado em uma espécie de maca, sendo que eletrodos são conectados no seu tórax, punhos e tornozelos para captar a velocidade dos batimentos cardíacos. 

Ele vai indicar se a pessoa apresenta alguma doença cardiovascular, como: arritmia, sopro, inflamação das paredes do coração ou até mesmo se corre risco de infarto.

Glicemia em jejum

Um dos exames médicos essenciais é o de glicemia em jejum, que serve para medir a quantidade de açúcar presente no sangue e indicar se há ou não a presença de diabetes. 

Ele é feito a partir da retirada de sangue que é encaminhada para o laboratório de análises.

Diabéticos podem e devem fazer atividades físicas regulares e até praticar uma modalidade esportiva, no entanto, exigem cuidados especiais, e um deles é o monitoramento da glicemia antes, durante e depois do treino.

Teste ergométrico

É o conhecido teste feito na esteira em que o indivíduo corre com eletrodos conectados a um equipamento que informa como o seu organismo está reagindo ao esforço praticado. 

É recomendado para:

  • avaliar o ritmo cardíaco,
  • analisar a pressão arterial.

Dessa forma, ele é fundamental porque ajudará a ter uma noção do condicionamento físico do pretendente.

Ele também é essencial para ajudar no diagnóstico de isquemia miocárdica, mal que ocorre quando existe um equilíbrio no bombeamento do oxigênio para o sangue. 

Agora que você conferiu os 3 exames essenciais que devem ser realizados antes de começar a praticar esportes, não esqueça que marcando sua avaliação no Doutor Agora, você terá os exames inclusos!

Deixe sua mensagem

Assine a nossa newsletter