Os exames médicos são necessários e indispensáveis para todas as pessoas que desejam começar a praticar esportes, independentemente da modalidade.
São eles que indicarão se o pretendente à atividade física tem alguma restrição ou está em condições de exercê-la sem nenhum comprometimento à saúde.
De forma geral, eles podem ser solicitados pelo cardiologista, clínico geral ou médico do esporte e o ideal é que sejam realizados antes da pessoa iniciar o treino.
Selecionamos 3 deles que são essenciais e que devem ser realizados para garantir a segurança do iniciante. Continue a leitura e confira quais são eles.
Qual a importância dos exames médicos?
Um dos principais objetivos da realização dos exames médicos antes de começar a praticar esportes é verificar se o indivíduo possui alguma doença silenciosa que possa vir a comprometer a saúde e o desempenho dele na realização dos treinos.
As principais dessas doenças são:
- diabetes,
- doenças cardíacas,
- hipertensão.
Também de acordo com as informações laboratoriais e de imagens é que o treinador responsável pode determinar com maior segurança a frequência e a intensidade dos exercícios que serão praticados.
Por isso, apesar de não haver uma obrigatoriedade legal para a apresentação dos mesmos, os profissionais da saúde consideram que esse check-up deveria ser uma exigência por parte das academias e treinadores.
Eles são essenciais para auxiliar a evitar problemas de mal-estar e até morte durante a prática esportiva.
Quais exames médicos devem ser feitos antes da prática de esportes?
Eles podem variar e serem requisitados de acordo com a idade ou até mesmo com o nível da atividade e sua intensidade.
Entre os essenciais estão:
Eletrocardiograma
O Eletrocardiograma, também conhecido pelo ECG, é indispensável para analisar se há alterações no ritmo cardíaco.
O paciente é colocado deitado em uma espécie de maca, sendo que eletrodos são conectados no seu tórax, punhos e tornozelos para captar a velocidade dos batimentos cardíacos.
Ele vai indicar se a pessoa apresenta alguma doença cardiovascular, como: arritmia, sopro, inflamação das paredes do coração ou até mesmo se corre risco de infarto.
Glicemia em jejum
Um dos exames médicos essenciais é o de glicemia em jejum, que serve para medir a quantidade de açúcar presente no sangue e indicar se há ou não a presença de diabetes.
Ele é feito a partir da retirada de sangue que é encaminhada para o laboratório de análises.
Diabéticos podem e devem fazer atividades físicas regulares e até praticar uma modalidade esportiva, no entanto, exigem cuidados especiais, e um deles é o monitoramento da glicemia antes, durante e depois do treino.
Teste ergométrico
É o conhecido teste feito na esteira em que o indivíduo corre com eletrodos conectados a um equipamento que informa como o seu organismo está reagindo ao esforço praticado.
É recomendado para:
- avaliar o ritmo cardíaco,
- analisar a pressão arterial.
Dessa forma, ele é fundamental porque ajudará a ter uma noção do condicionamento físico do pretendente.
Ele também é essencial para ajudar no diagnóstico de isquemia miocárdica, mal que ocorre quando existe um equilíbrio no bombeamento do oxigênio para o sangue.
Agora que você conferiu os 3 exames essenciais que devem ser realizados antes de começar a praticar esportes, não esqueça que marcando sua avaliação no Doutor Agora, você terá os exames inclusos!
Comentários