5 formas de evitar Diabetes Tipo 2

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

5 formas de evitar Diabetes Tipo 2 | Doutor Agora

Engana-se quem acredita que diabetes tipo 2 só se desenvolve por fatores genéticos. Além do histórico da doença na família, o ambiental e comportamental também influencia muito. Isso porque o hábito alimentar irregular, aliado ao sedentarismo e um modelo de vida não saudável, favorece o surgimento precoce da doença.

No artigo de hoje você verá 5 formas de evitar que a doença se manifeste no seu organismo. Com isso, é sempre bom aliar exercícios físicos diários com uma alimentação equilibrada, a fim de que o tecido possa absorver com mais propriedade a glicose.

Controle a sua alimentação:

Comer doce e ingerir açúcar não é o que causa diabetes. O que favorece o surgimento é o sobrepeso e a obesidade. A ingestão de doces nada mais é do que um forte contribuinte para isso, mas gorduras, enlatados e altas doses de sódio no geral também agregam a essa possibilidade. Quando se ingere mais calorias do que gasta a tendência é que se ganhe peso. Por isso, refeições ricas em verduras, legumes e frutas, aliado ao consumo moderado de carboidratos e proteínas, pode retardar o surgimento da doença.

Não seja sedentário:
Praticar exercícios físicos, ao mínimo 30 minutos por dia de caminhada por exemplo, é fundamental para afastar diabetes tipo 2. A mudança de rotina não precisar ser “brusca” e nem grande. O seu corpo só precisa movimentar o metabolismo e por isso, uma caminhada rotineira já é o suficiente para evitar o risco de desenvolver a doença. Se possível, alie a caminhada a exercícios aeróbicos com atividades que exigem força muscular para definir o corpo e também queimar calorias.

Mantenha o peso ideal para a sua idade:
O excesso de pese impede que os tecidos do organismo não captem a glicose, mesmo com a ação da insulina. Além disso, cerca de 80% dos portadores de diabetes têm sobrepesos ou são obesos. Especialistas na área médica explicam que a insulina é o hormônio que viabiliza a principal função do tecido para absorção de glicose. Sendo assim, a cirurgia bariátrica tem sido uma boa opção para que é obeso ou tem diabetes. Isso porque neste caso, há a redução do peso e sequencialmente a glicose é melhor captada pelo tecido.

Faça check-ups preventivos anualmente:
Check-up preventivos anualmente é importante. Não espere precisar ir ao médico para que ele peça uma bateria de exames de sangue. Dentre os exames solicitados, costuma-se pedir o de glicemia de jejum e, na suspeita de diabetes, teste de hemoglobina glicada. O exame de glicemia é para indicar a taxa de açúcar no sangue e depois o de taxa para medir os índices nos últimos 90 dias.

Controle o estresse e a pressão arterial
Distúrbios de sono e estresse aumentam a produção dos hormônios contrarreguladores da insulina. Além disso, a hipertensão aliada ao estresse crônico favorece o desenvolvimento da doença, uma vez que o estresse causa inflamação no corpo, o que pode agravar a produção da insulina e corroborar para o acúmulo de glicose no sangue.
Agora que você já sabe o que evitar para não favorecer o surgimento da doença, pegue as dicas e coloque em dia a prática de exercícios e alie uma boa alimentação! Até a próxima!

Deixe sua mensagem

Comentários

    Assine a nossa newsletter