Alimentação consciente melhora a saúde física e mental

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Alimentação consciente | Doutor Agora

Você sabe o porquê escolhe comer os alimentos que fazem parte do dia a dia? Mudar a relação com a comida é um ato não apenas para perder peso, mas prolongar a vida, a qualidade e reduzir impactos gerados por doenças que não têm cura. Trata-se de trabalhar a sua mente para uma maior conscientização do seu apetite, sem que você preciso abdicar de suas preferências, porém administrando uma boa quantidade.
Na postagem de hoje você vai conhecer 5 principais benefícios da alimentação consciente e estará pronto para repensar a sua relação com a comida.


Evita o consumo compulsivo e o aumento de peso

Quando se come por “gula” você não está atendendo às necessidades do corpo. Com isso, acaba que você não ingere alimentos saudáveis e nem come conforme a real necessidade de calorias. Isso faz com que as porções de comidas ingeridas sejam maiores que o necessário e processadas com certa frequência. O alimento processado contribui para o ganho de peso, uma vez que contém altas doses de sódio e químicos conservantes, que podem resultar em flutuação de peso e problemas cardíacos com o passar do tempo. Além disso, outros problemas como diabetes tipo 2, podem surgir após os 30 anos.

Evita que o seu estado emocional gere impactos na alimentação

Problemas emocionais como depressão e ansiedade podem desencadear a busca pelo consumo excessivo de alimentos como espécie de reconforto. Assim como, dependendo do caso, a pessoa pode ficar até dias sem comer, desacelerando o metabolismo, caso não recorra a uma ajuda terapêutica.
Por isso, o ideal é que se tenha uma boa administração dos distúrbios emocionais para não afetar a alimentação desregulada. Quando você está em sintonia com suas emoções, evita-se a compulsão alimentar. Além disso, quando você está mais consciente dos impactos que esses problemas emocionais podem te causar, reduz-se os comportamentos automáticos que levam à satisfação momentânea.

Evita a necessidade de buscar dietas prontas

Dietas rápidas e fáceis que você encontra na internet não funcionam a longo prazo, pois o intuito não é ensinar a administração adequada do consumo de alimentos, apenas a perder peso. A perda de peso deve ser resultado de uma alimentação consciente e essa modalidade não se faz cortando grupos de alimentos ou passando fome, é algo que se faz em conformidade com as necessidades do seu próprio corpo. Administrar horários e evitar consumo compulsivo a qualquer hora pode contribuir para uma melhor distribuição metabólica do corpo.

Reduz sintomas de doenças

O “Journal of the Academy of Nutrition Dietetics” publicou uma reportagem interessante. Segundo essa fonte, a alimentação consciente pode atenuar os sintomas de algumas doenças que exigem dietas rigorosas e específicas, tais como diabetes, por exemplo. Além disso, problemas digestivos também podem apresentar uma melhora no quadro. Os estudiosos encontraram melhorias significativas na vida do paciente, aliados a perda de peso e um bom controle glicêmico em quadros diabéticos após se conscientizarem sobre a alimentação regular e saudável.

Agora que você tomou nota da importância de uma alimentação consciente, que tal começar a mudar a sua relação com a comida?

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