O que é a avaliação médica para a prática de esportes?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Praticar exercício físico é uma atividade importante para a saúde e o bem-estar do ser humano, mas para garantir que só traga benefícios, é fundamental realizar uma avaliação médica previamente.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 40,3% da população brasileira adulta se encontra em um estado de sedentarismo.

A prática de atividades físicas é apontada como um grande fator na melhoria da saúde e até na prevenção de doenças como o câncer.

Mas para sair do sedentarismo com segurança, é preciso verificar se o corpo está pronto para essa mudança de rotina.

Por isso, preparamos um post explicando a importância da avaliação médica para a prática de esportes e demais exercícios físicos. Confira!

Por que a avaliação médica é necessária para a prática de esportes?

Aqueles que já se aventuraram a iniciar a prática de um esporte sabem que dores musculares são bastante comuns nesse processo.

No entanto, seu surgimento pode indicar que algo não vai bem e que o corpo está sobrecarregado pelo exercício praticado.

Uma avaliação médica prévia é capaz de prevenir esse tipo de complicação.

Além disso, outros aspectos da saúde podem ser comprometidos por uma mudança súbita sem o devido acompanhamento.

O sistema cardiovascular, por exemplo, é diretamente afetado pela prática de exercícios e, se sobrecarregado, pode vir a apresentar quadros graves, como infartos.

Doenças que afetam esse sistema são muito comuns, estando presente na vida de cerca de 14 milhões de brasileiros e levando a 400 mil mortes por ano.

Mesmo que a pessoa nunca tenha apresentado quaisquer problemas de saúde, a avaliação médica é necessária para que eles não sejam descobertos da pior forma.

Antes que você pense que é melhor não começar a prática de atividades físicas, queremos alertar para o contrário: o sedentarismo apresenta muito mais riscos para a saúde que a prática de exercícios.

Como funciona o check-up esportivo?

O primeiro passo para realizar o check-up é a consulta médica.

Nesse momento, é realizada uma análise do histórico de saúde pessoal e familiar do paciente.

Além disso, devem ser informados quaisquer sintomas que já esteja sentindo no momento, como dores frequentes em algum músculo ou articulação.

Após essa etapa, é realizado um exame físico completo, aferindo a pressão arterial e fazendo a ausculta dos pulmões e do coração.

Exames clínicos também podem ser prescritos se o médico julgar necessária uma investigação mais profunda. 

Essa avaliação permite que o profissional oriente o paciente no início de sua vida esportiva, garantindo bons resultados e uma rotina de exercícios tranquila.

Com que frequência é necessário fazer o acompanhamento médico?

Caso não sejam descobertas quaisquer complicações no quadro geral do paciente, a avaliação médica pode ser feita anualmente.

Essa regularidade promove um acompanhamento minucioso, que será capaz de detectar riscos à saúde desenvolvidos nesse meio tempo.

No entanto, é fundamental que a avaliação médica seja realizada imediatamente em caso de surgimento de novos sintomas.

Tonturas, dificuldade para respirar, dores no peito e nas articulações são sinais de que seu corpo não está se adaptando bem à prática esportiva.

Nesses casos, uma nova consulta deve ser realizada para encontrar a melhor maneira para o seu corpo se manter ativo com segurança.

Precisa fazer uma avaliação médica? Venha para o Doutor Agora e faça sua consulta de maneira rápida e prática.

Conheça nossos serviços e profissionais capacitados para garantir a sua saúde e a da sua família!

Deixe sua mensagem

Assine a nossa newsletter