Benefícios que a atividade física regular pode trazer

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Benefícios que a atividade física regular pode trazer | Doutor Agora

Você sabia que exercer atividades físicas regulares podem proporcionar não só efeitos benéficos para o corpo, mas também para a capacidade cognitiva e um bom funcionamento dos órgãos? Isso porque, no processo de envelhecimento, a rotina ativa mantém a autonomia do corpo e atua ativamente na prevenção de doenças crônicas e também cardiovasculares. Aqui, nessa postagem, relacionamos 4 pontos importante que uma atividade regular pode te proporcionar para além do condicionamento físico.

Combate o excesso de peso:

O sobrepeso não acontece apenas por distúrbios alimentares ou alimentação irregular. Acontece porque esses fatores, quando aliados a um sedentarismo costumeiro desregulam o metabolismo do corpo. O corpo precisa trabalhar e eliminar certa quantidade de calorias que é consumida diariamente e, para isso, não é necessário se matricular na academia. Basta realizar exercícios diariamente que estejam de acordo com a quantidade de comida ingerida diariamente e isso conta com caminhadas matinais de até 30 minutos.

Diminui a depressão:

Depressão é uma doença que atualmente atinge uma alta porcentagem da população brasileira e tem preocupado especialistas no assunto. Esse fator pode ser desencadeado não apenas ao externo, mas à falta de cuidados com o próprio corpo. Por isso, exercícios físicos fortalecem a autoestima e causam sensação de bem estar, porque estimula a cognição e diminui o estresse.

Reduz o risco por morte cardiovascular prematura:

Problemas crônicos, como Diabetes tipo II, doenças cardiovasculares, depressão e ansiedade também podem ser reduzidos ou não desenvolvidos, já que os exercícios físicos reduzem a hipertensão arterial e mantém a saúde em bom funcionamento, além de melhorar a mobilidade. Além disso, contribuem para o bom funcionamento do sistema muscular e ósseo, melhorando a mobilidade.

Benefícios para o coração e para o pulmão:

A atividade física também aumenta a resistência do esforço físico – o que resulta em um bom condicionamento do coração, reduzindo o risco de doenças cardíacas, até mesmo em pessoas que já passaram pelo enfarto. Isso porque o hábito melhora a vascularização e aumenta a sobrevida

Além de fortalecer o funcionamento da corrente sanguínea, as atividades físicas regulares contribuem para o bom funcionamento dos pulmões. Isso porque os vasos que irrigam os alvéolos pulmonares, melhoram o aproveitamento de oxigênio. Desse modo, a respiração fica mais regular e eficiente.

Agora que você pegou essas dicas, que tal fazer um novo planejamento diário e incluir ao menos 30 minutos de caminhada em sua rotina? O seu corpo agradece e rejuvenesce cada dia mais!

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