Como fazer uma Ceia de Natal mais saudável

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Natal sempre foi sinônimo de mesa farta na nossa cultura. Regada de sódio, gordura e muita química, é aquela época do ano em que a família toda se reúne em torno do banquete mais esperado do ano. Mas, as coisas estão mudando, e com elas os nossos hábitos. Afinal, não é porque é Natal, que precisamos abusar de tantos alimentos calóricos que nos fazem mal logo após a ceia.

Podemos muito bem usufruir ao lado de quem amamos e com uma alimentação saudável nos fins de ano. Selecionar ingredientes leves é benéfico para todos os convidados, principalmente para você que serve. Pensando nisso, o Doutor Agora preparou algumas dicas para você não exagerar nas festas de fim de ano, principalmente o Natal.

Insira fibras na mesa de frios para introduzir a noite 

Ao introduzir a ceia, prefira servir uma alimentação baseada em fibras. Não é atoa que nozes, castanhas, banana, rabanada e frutas cítricas são as alimentações preferidas para os frios. A alimentação fibrosa e vitaminada, além de ser saudável, também causa a sensação de “estufamento”, o que garante que o visitante dê uma pausa antes de partir para a alimentação mais consistente – dando a chance do organismo digerir melhor os alimentos.

Se a sua intenção não é deixar ninguém “empanturrado” antes da hora, uma boa sugestão são as torradas integrais com patê à base de iogurte. Como ingrediente, aposte no alho, cebola e ricota, além de outras especiarias como alecrim e ervas especiais. 

Prefira carnes magras 

Você pode substituir o tradicional Peru por um peito de frango, chester, peixe ou outra opção menos gordurosa. É importante lembrar que final de ano é a nossa chance de confraternizarmos e por isso, devemos aproveitar o momento para exercer a nossa culinária caseira. 

Assim, é sempre interessante buscarmos receitas diferenciadas para preparar essas opções light de carnes, sem perder a cara e o sabor do Natal. As carnes magras são ótimas fontes de proteína e o ideal que sejam assadas ou grelhadas, acompanhadas de legumes e molhos leves. Você pode rechear a carne com cebola, pimenta biquinho e temperar com ervas especiais. Evite fritura e utilize azeite no seu condimento. Para o acompanhamento, sirva uma farofa leve com passas, cenoura ralada e cebola a gosto. 

Substitua a maionese

Pratos famosos como maionese e salpicão estão sempre presentes no Natal de grande parte dos lares brasileiros. Porém, devido ao alto teor de gordura que contém essa mistura, para pessoas que têm problemas gástricos, a maionese é um perigo para a digestão. Ainda mais que a ceia é regada de bebidas alcoólicas, o que dificulta o metabolismo. 

Por isso, há várias opções de substituição, dentre elas a salada temperada, a batata cozinha com orégano e outras receitas simples que podem aliviar o estômago de quem está apreciando. Com estes e outros alimentos, pode-se criar opções saborosas e saudáveis para além do carboidrato. Lentilha, bolo de maçã, salada refinada de folhas regadas no azeite são outras opções viáveis. 

Viu só como a sua ceia de Natal pode ser especial sem deixar de ser saborosa? Aproveite o fim de ano ao lado de quem você ama com mais vitalidade e aproveite os dias seguintes para descansar. O Doutor Agora aproveita a oportunidade para desejar a todos os clientes e colaboradores um Natal saudável, com muita paz e prosperidade.

Deixe sua mensagem

Comentários

    Assine a nossa newsletter