Natal sempre foi sinônimo de mesa farta na nossa cultura. Regada de sódio, gordura e muita química, é aquela época do ano em que a família toda se reúne em torno do banquete mais esperado do ano. Mas, as coisas estão mudando, e com elas os nossos hábitos. Afinal, não é porque é Natal, que precisamos abusar de tantos alimentos calóricos que nos fazem mal logo após a ceia.
Podemos muito bem usufruir ao lado de quem amamos e com uma alimentação saudável nos fins de ano. Selecionar ingredientes leves é benéfico para todos os convidados, principalmente para você que serve. Pensando nisso, o Doutor Agora preparou algumas dicas para você não exagerar nas festas de fim de ano, principalmente o Natal.
Insira fibras na mesa de frios para introduzir a noite
Ao introduzir a ceia, prefira servir uma alimentação baseada em fibras. Não é atoa que nozes, castanhas, banana, rabanada e frutas cítricas são as alimentações preferidas para os frios. A alimentação fibrosa e vitaminada, além de ser saudável, também causa a sensação de “estufamento”, o que garante que o visitante dê uma pausa antes de partir para a alimentação mais consistente – dando a chance do organismo digerir melhor os alimentos.
Se a sua intenção não é deixar ninguém “empanturrado” antes da hora, uma boa sugestão são as torradas integrais com patê à base de iogurte. Como ingrediente, aposte no alho, cebola e ricota, além de outras especiarias como alecrim e ervas especiais.
Prefira carnes magras
Você pode substituir o tradicional Peru por um peito de frango, chester, peixe ou outra opção menos gordurosa. É importante lembrar que final de ano é a nossa chance de confraternizarmos e por isso, devemos aproveitar o momento para exercer a nossa culinária caseira.
Assim, é sempre interessante buscarmos receitas diferenciadas para preparar essas opções light de carnes, sem perder a cara e o sabor do Natal. As carnes magras são ótimas fontes de proteína e o ideal que sejam assadas ou grelhadas, acompanhadas de legumes e molhos leves. Você pode rechear a carne com cebola, pimenta biquinho e temperar com ervas especiais. Evite fritura e utilize azeite no seu condimento. Para o acompanhamento, sirva uma farofa leve com passas, cenoura ralada e cebola a gosto.
Substitua a maionese
Pratos famosos como maionese e salpicão estão sempre presentes no Natal de grande parte dos lares brasileiros. Porém, devido ao alto teor de gordura que contém essa mistura, para pessoas que têm problemas gástricos, a maionese é um perigo para a digestão. Ainda mais que a ceia é regada de bebidas alcoólicas, o que dificulta o metabolismo.
Por isso, há várias opções de substituição, dentre elas a salada temperada, a batata cozinha com orégano e outras receitas simples que podem aliviar o estômago de quem está apreciando. Com estes e outros alimentos, pode-se criar opções saborosas e saudáveis para além do carboidrato. Lentilha, bolo de maçã, salada refinada de folhas regadas no azeite são outras opções viáveis.
Viu só como a sua ceia de Natal pode ser especial sem deixar de ser saborosa? Aproveite o fim de ano ao lado de quem você ama com mais vitalidade e aproveite os dias seguintes para descansar. O Doutor Agora aproveita a oportunidade para desejar a todos os clientes e colaboradores um Natal saudável, com muita paz e prosperidade.
Comentários