Como manter o equilíbrio e a saúde mental em período de quarentena

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Como manter o equilíbrio e a saúde mental em período de quarentena | Doutor Agora

Toda mudança gera uma série de desconfortos e problemas como ansiedade, estresse, onde preocupações podem surgir com mais intensidade. A quebra de rotina impacta nossa vida financeira, horários, costumes e em questões de saúde comunitária, a preocupação é ainda maior. 

Com isso, manter a saúde e o equilíbrio mental em dia é um exercício complexo que exige cautela, disciplina e responsabilidade. Se a ansiedade e o estresse dominarem o seu corpo, dificilmente você conseguirá ser criativo e sair da zona de preocupação para continuar mantendo a sua casa e o seu trabalho no lugar. No blog de hoje, separamos algumas dicas essenciais para você cuidar da saúde em casa!

Evite excesso de informações

Informação é uma fonte importante de confiança e cuidados, mas o excesso pode fazer mal à nossa saúde mental. Estamos na era das comunicações, onde pessoas compartilham, escrevem e disseminam falsos dados, ou não possuem nenhum tipo de filtro. Milhares de pesquisas vêm sendo feitas, poucas de fato concluídas, e muitas delas passam em rádios, televisão e internet. Consumir toda essa quantidade pode aumentar ainda mais a sua ansiedade sobre o período que estamos vivendo. Por isso, dedique um tempo para se desligar completamente dos meios de comunicação e filtre apenas o necessário. Descanse a mente e corpo!

Coloque o planejamento financeiro em dia

Se você nunca teve tempo de se organizar e ser metódico com o seu planejamento financeiro mensal, esta é uma boa hora. Voltar-se para si, compreender o que precisa mudar na sua rotina, nos gastos, aprender a poupar dinheiro e colocar as finanças em dia, faz bem para reduzir a ansiedade e o estresse com as contas de casa! Aproveite este momento para criar uma consciência de consumo.

Alimente-se bem

A nossa alimentação tem um impacto muito significativo em nossa saúde mental. Um estudo recente pela Unicamp comprovou que pessoas que possuem uma dieta rica em verduras e sem processados ao longo do dia, tendem a reduzir o risco de depressão em até 35%. Já as pessoas que mantém uma dieta baseada no consumo de álcool em excesso, cigarro e cafeína, tendem a ser mais ansiosas. Viver em um período que nos causa ansiedade já é ruim, imagine manter uma dieta que agrave esses sintomas? Aproveite o tempo para repensar a sua alimentação e consumir de forma mais consciente para hidratar o corpo. Além disso, procure beber bastante água para melhorar o seu sistema imunológico.

Converse bastante com as pessoas à distância

Manter e fortalecer os laços de amizade durante a quarentena é fundamental para ocuparmos nossa cabeça com produtividade e afeto! Saber que mesmo distante algumas pessoas estão passando pela mesma situação, ajuda a nos manter seguros e confiantes para enfrentar a rotina. Por isso, está na hora de estreitar os laços com aquelas pessoas que você não vê há muito tempo. Traga boas recordações e dê muitas gargalhadas, isso fará o seu dia se tornar ainda mais leve! O que você achou das dicas do Doutor Agora? Que tal colocar em dia para aliviar os sintomas de estresse e ansiedade causados pelo isolamento? Continue acompanhando nosso blog para mais informações!

Deixe sua mensagem

Comentários

    Assine a nossa newsletter