Como prevenir lesões esportivas?

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prevenir lesões esportivas | Doutor Agora

Prevenir lesões esportivas é uma das metas de esportistas, amadores e profissionais, e também de treinadores das mais variadas modalidades ao redor do mundo.

Isso se explica porque, além de geralmente ser altamente doloroso e incapacitante, esse tipo de trauma pode demandar meses de recuperação, incluindo fisioterapia, medicação e acompanhamento médico.

Além disso, é comum que durante a recuperação o atleta ganhe peso e perca massa muscular, de modo a atrasar ainda mais a sua volta ao estado em que estava antes da lesão.

Não é raro ver notícias de jogadores de futebol, lutadores, patinadores, skatistas, dentre muitos outros atletas envolvidos em alguma lesão que os fazem parar por algum tempo até voltar ao seu normal. 

Esse problema pode acontecer com todo mundo, inclusive os amadores. Nesse caso, as lesões podem acarretar problemas nas atividades diárias, como o trabalho e manutenção da rotina de casa.

No entanto, existem formas de evitar traumas durante a prática de exercícios. Confira neste artigo algumas maneiras de prevenir lesões esportivas e aproveitar o melhor das suas atividades.

Quais são as lesões esportivas mais comuns?

Antes de entrarmos no assunto de lesões, é importante entender que prevenir lesões esportivas não envolve apenas movimentos corretos.

Inclusive, na maioria das vezes, é o mal condicionamento antes das atividades, choques com outros atletas, quedas e técnica incorreta no manuseio de equipamentos de ginástica, como pesos, que geram problemas.

Por causa dessas ações, as lesões surgem, sendo as mais comuns:

  • entorses, 
  • estiramento de músculos, 
  • câimbras, 
  • dor nas costas
  • bursite, 
  • tendinite,
  • fraturas.

Além das causas que dissemos a pouco, existem também fatores de risco que podem facilitar o surgimento de lesões esportivas, como:

  • alimentação inadequada antes dos treinos e pobre em nutrientes,
  • levantamento de pesos acima do que o corpo aguenta.

Como prevenir lesões esportivas?

As dicas começam antes mesmo de começar qualquer prática. 

Antes de começar qualquer esporte, seja ele de maneira profissional ou amadora, é importante consultar um médico especialista e fazer uma bateria de exames para saber como está a sua saúde de modo geral.

Além disso, evite aprender um esporte ou fazer atividades perigosas sem nenhum tipo de treinador. 

Essa questão também se liga a outra que muitas vezes é negligenciada: seja qual for a atividade, é importante levar a sério o aquecimento e alongamento, e não ignorar etapas, principalmente se você está saindo de uma rotina sedentária ou vai fazer algum tipo de exercício que demande mais do seu corpo.

Outro fator importante para conseguir prevenir lesões esportivas é o uso de equipamentos de proteção para os joelhos, canelas, ombro e pescoço, de acordo com a modalidade escolhida.

Como comentamos, a alimentação inadequada também é fator de risco para desenvolver traumas durante a prática de atividades físicas, por isso, antes do esporte coma algo leve e proteico. Não se esqueça de manter a hidratação durante a prática, a ingestão de líquidos contribui ainda para evitar o cansaço extremo.

Quando o assunto é levantamento de peso e frequência de exercícios, sempre respeite o limite do seu corpo e evite levantar mais peso do que está acostumado sem ser de maneira gradativa. Assim como o crescimento da sua massa muscular é aos poucos, o levantamento de pesos também deve seguir essa premissa.

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Antes de fazer uma prática de esportes, com o intuito de prevenir lesões esportivas, é fundamental fazer uma avaliação e entender quais exercícios e práticas podem ser feitos.

A avaliação do Doutor Agora conta ainda com raio x, eletrocardiograma, laboratório, sala de medicamentos e procedimentos no mesmo local, muito mais praticidade para você.

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