Como tratar infecção urinária?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Como tratar infecção urinária | Doutor Agora blog

Como o próprio nome diz, a infecção urinária é uma doença caracterizada pela migração de bactérias para a uretra e bexiga, podendo subir até mesmo para os rins.

Geralmente, acomete mais mulheres do que homens, pela própria anatomia do corpo, já que a uretra feminina, assim como a vagina, ficam muito próximas do ânus e das bactérias desse local, que podem migrar mais facilmente do que no caso do homem.

Isso porque a uretra masculina é muito maior que a feminina, sendo difícil para que elas consigam atingir a bexiga.

Por ser mais comuns nas mulheres, os fatores de risco são majoritariamente ligados a elas, como o tamanho da uretra e menopausa, já que a mudança hormonal deixa essa região mais vulnerável às infecções.

Inclusive, é possível ser infectada durante uma relação sexual, já que o pênis pode facilitar a chegada das bactérias na região.

O ideal é assim que sentir os primeiros sintomas, procurar um pronto atendimento.

Neste artigo iremos falar tudo sobre a infecção urinária e como tratar esse mal que atinge milhões de brasileiros, confira.

Quais os sintomas da infecção urinária?

Os sintomas desse problema são fáceis de identificar como, por exemplo, urinar mais vezes do que o normal e em pequenas quantidades.

Isso acontece porque a bexiga fica inchada por causa das bactérias e torna-se incômodo para o paciente ficar com esse órgão cheio, o que faz com que ele vá várias vezes ao banheiro.

Outro sinal muito comum é o ardor ao urinar, que pode ser limitante para muitos pacientes, que apresentam até mesmo dificuldades para andar.

Há casos em que a infecção provoca febre baixa e constante, assim como alteração na coloração e cheiro da urina, que fica um pouco mais escura que o convencional e com um cheiro mais forte, independentemente da ingestão de água.

Diagnóstico

Apenas com a descrição dos sintomas, muitos especialistas entendem do que se trata, mas é preciso certificar-se do nível da infecção e da sua localidade, pois ela pode chegar até o rim, gerando dores mais fortes.

Exames de urina são ideais para identificar a infecção e se existe presença de sangue. Os resultados saem rapidamente, permitindo que o médico tome a melhor decisão.

Existem casos em que se faz necessário um exame de imagem na região, como o ultrassom, para avaliar a saúde da região e se a doença atingiu os rins.

Após os resultados é possível entender a gravidade da situação, já que alguns pacientes podem precisar de medicamentos mais fortes, assim como ficar algum tempo tomando soro ou recebendo medicação no hospital ou consultório.

Como tratar esse problema?

O tratamento da infecção urinária é simples. Serão prescritos antibióticos que devem ser ingeridos de 7 a 10 dias, e mesmo que os sintomas desapareçam depois disso, é ideal tomar até a data estipulada pelo especialista.

Isso porque mesmo que a pessoa se sinta melhor, nem sempre as bactérias foram extirpadas por completo, e se houver o abandono da medicação, a doença pode voltar ainda mais forte, inclusive.

Além da medicação, recomenda-se aumentar a ingestão de água para que o corpo elimine mais facilmente esses micro-organismos pela urina.

O que fazer para evitar novos casos?

Para que a pessoa não volte a ter essa incômoda infecção, o ideal é tomar algumas providências, como sempre urinar após o ato sexual, manter o ânus e toda a região sempre higienizados, assim como, ao defecar, tomar muito cuidado com a forma de se limpar, evitando ao máximo contato com a parte da frente do corpo.

Além disso, mulheres que estão enfrentando a menopausa podem se consultar com o ginecologista para se informarem sobre a utilização de medicamentos preventivos, assim como redobrar a atenção com a limpeza do local.

No caso de pessoas que por algum motivo utilizam fraldas, é essencial trocá-las frequentemente e higienizar o local várias vezes ao dia.

Caso você tenha sintomas de infecção urinária, procure nosso pronto atendimento de qualidade e sem espera, em um ambiente onde você pode fazer exames de imagem e de sangue também. Aproveite e conheça nosso trabalho!

Deixe sua mensagem

Comentários

    Assine a nossa newsletter