Conheça 5 Doenças causadas pelo estresse

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Com a alta demanda do mercado, o avanço da globalização e outros problemas relacionados ao nosso ambiente familiar e profissional, o estresse está presente na vida da maioria dos brasileiros. Em alguns casos, quando não identificada e tratada adequadamente, pode evoluir para doenças mais graves. No post de hoje vamos falar sobre algumas doenças causadas pelo estresse. 

Estafa

A estafa é uma doença de origem física e emocional. Para quem costuma ter uma rotina de muita cobrança e multitarefas, está muito suscetível em desenvolver esse problema. É o caso das mulheres, principalmente, que têm jornada dupla (em casa e no trabalho). 

A doença se manifesta com dores musculares, fadiga, cansaço excessivo e tende a evoluir para problemas como síndrome do pânico, arritmia cardíaca e até gastrite, sendo recomendado, nesses casos, um repouso ao paciente. 

Alopecia areata ou universal

Embora seja rara e existem poucos estudos sobre o caso, estresse excessivo pode causar uma doença autoimune chamada alopecia areata. Ela se manifesta no paciente à medida em que algumas regiões capilares aparecem sem cabelos, com pequenos buracos no couro cabeludo. 

Embora seja necessário que o paciente tenha uma predisposição genética, em situações de estresse e depressão extrema, a doença pode aparecer e pegar sua autoestima de surpresa.

Existem casos em que a doença de espalha por todo o couro cabeludo, mas a porcentagem com que a alopecia universal atinge a população é mínima. 

Problemas cardiovasculares

O estresse pode ainda se desenvolver para problemas muito graves e até fatais. Isso porque as artérias e veias podem se comprimir a longo prazo, resultando na diminuição do fluxo de sangue. Com isso, batimentos cardíacos se tornam irregulares e endurecidos. 

A incidência de infarto no Brasil é muito alto devido às atividades rotineiras do brasileiros. Não só problemas de infarto podem ser causados pelo estresse. AVC também entra em casos clínicos severos. É preciso atenção redobrada para quem tem rotina sem uma alimentação adequada. 

Insônia 

O estresse também pode causar problemas de insônia. Dormir muito tarde e acordar muito cedo ou tarde demais, prejudicando o desempenho no trabalho e afetando o bem-estar. Preocupações excessivas, fome na madrugada também podem se manifestar.

A falta de qualidade no sono pode prejudicar ainda o funcionamento do metabolismo. Em alguns casos, é necessário que o paciente procure psiquiatra para dormir à base de calmantes.

Síndrome do intestino irritável e prisão de ventre

Como falado anteriormente, o estresse também é um fator que interfere diretamente em nosso metabolismo. Em alguns casos, pode resultar em contrações no intestino, deixando-o desregulado, seja funcionando fora do normal, seja resultando em prisão de ventre. 

Neste caso, fazer uma dieta balanceada, procurar tomar vitamina de frutas no café da manhã para regular a flora intestinal podem ser medidas eficazes para combater esse mal.

Se você apresenta ou já apresentou algumas dessas doenças causadas pelo estresse, procure um psicólogo e desacelere a sua rotina. A nossa saúde mental é muito importante para mantermos uma rotina saudável e evitar que problemas como esses alterem o funcionamento adequado do nosso organismo. 

Deixe sua mensagem

Comentários

    Assine a nossa newsletter