Cores dos meses e sua importância para a saúde

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Cores dos meses e sua importância para a saúde

As cores dos meses foram um formato encontrado para ajudar a população a lembrar que muitas doenças podem ser evitadas a partir da prevenção.

Para se ter ideia do quão é importante prevenir-se contra os possíveis problemas, uma pesquisa realizada pelo Ibope, Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, de 3 em cada 4 pessoas entrevistadas dizem sentir algum tipo de dor frequentemente.

O grande problema é que essas dores são resolvidas através de analgésicos e apenas 25% desse público toma algum cuidado especial com a saúde.

Neste post, apresentaremos as cores dos meses e a sua importância na prevenção de doenças. Continue lendo e saiba mais a respeito!

Quais as cores dos meses?

Essa foi uma maneira inteligente de associá-las às campanhas de prevenção relacionada aos maiores problemas de saúde encontrados na sociedade. Vamos conhecê-las:

Janeiro Branco

O mês de janeiro recebe a cor branca e é dedicado aos cuidados que se deve ter com a saúde mental, onde milhões de brasileiros sofrem de problemas, como:

  • depressão,
  • ansiedade,
  • estresse,
  • transtornos.

Além disso, existe também o janeiro roxo, voltado à prevenção da hanseníase, conhecida popularmente como lepra.

Fevereiro Roxo

O mês de fevereiro também recebe duas cores:

  • roxa – combate de lúpus, fibromialgia e mal de Alzheimer,
  • laranja – controle do câncer e em especial à leucemia, incentivando a doação de medula óssea.

Março Azul-Marinho

Em março utiliza-se azul-marinho, para que as pessoas previnam-se a respeito do câncer colorretal, doença que acomete o intestino grosso e o reto.

Além disso, também outras duas cores promovem campanhas neste mês:

  • vermelha – prevenção ao câncer do rim,
  • lilás – combate ao câncer do colo do útero.

Abril Azul

Em abril o objetivo é conscientizar a população a dar visibilidade e promover o auxílio às pessoas que sofrem de autismo.

Esse mês também recebe verde, tendo por objetivo debater e prevenir os acidentes que ocorrem em ambientes de trabalho, um mal que ceifa milhares de vidas anualmente.

Maio Amarelo

Maio amarelo é voltado à prevenção dos acidentes de trânsito e recebe ainda outras duas campanhas relacionadas as seguintes cores:

  • vermelha – relacionada ao câncer bucal,
  • cinza – alertar a população no prognóstico precoce do câncer cerebral.

Junho Vermelho

O mês de junho trabalha fortemente as campanhas de doação de sangue, quando milhares de vidas são salvas em função desse ato de solidariedade.

Aproveitando o tema, também a laranja merece atenção, abordando duas doenças relacionadas ao sangue:

  • anemia,
  • leucemia.

Julho amarelo

Entramos no segundo semestre e as campanhas continuam, já que o mês de julho recebe a cor amarela, tendo por objetivo a prevenção contra as hepatites virais.

A verde também faz parte desse mês, onde o objetivo é identificar e tratar precocemente o câncer de cabeça e pescoço.

Agosto Dourado

Agosto é o mês da cor dourada, fazendo menção à importância do aleitamento materno, uma ação essencial para a saúde dos bebês.

Também existem campanhas nesse mês envolvendo as seguintes cores:

  • laranja – voltada a esclerose múltipla,
  • verde claro – referente ao linfoma.

Setembro vermelho

O mês de setembro envolve diversas cores e campanhas preventivas, onde o destaque fica por conta da cor vermelha e aos cuidados da maior causa de morte do Brasil e do mundo: as doenças do coração.

Além disso, também são atribuídas a setembro:

  • verde – incentivando à doação de órgãos,
  • amarela – prevenção do suicídio,
  • dourada – abordando o câncer infantojuvenil.

Outubro Rosa

O Outubro Rosa foi uma das primeiras a relacionar cores com campanhas voltadas à prevenção de doenças, nesse mês as atenções são dirigidas ao câncer de mama.

Novembro Azul

Para compensar as atenções dadas quase exclusivamente ao público feminino no mês de outubro, em novembro o azul é a cor da prevenção ao câncer de próstata, uma doença que afeta milhares de homens todos os anos.

Além disso, o azul neste mês também é a cor eleita para o combate ao diabetes em todo o mundo.

Dezembro laranja

Chega-se ao final do ano e a cor laranja vem chamando a atenção para a prevenção sobre o câncer de pele, especialmente por entrarmos na estação do calor e do sol, o verão.

Outra cor que ganha destaque em dezembro é a vermelha, ligada à prevenção de doenças sexualmente transmitidas, como o HIV.

Trabalhar as cores dos meses e apoiar essas campanhas custa muito pouco e quem sabe você passe a aderir a esses movimentos a partir dessa leitura.

Agora que você conhece mais sobre esse assunto, leia também nosso post que apresenta o eletrocardiograma: o que é e para que serve?

Deixe sua mensagem

Assine a nossa newsletter