Cuidados essenciais com pessoas idosas dentro de casa

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Cuidados essenciais com pessoas idosas dentro de casa

A terceira idade se caracteriza por inúmeras mudanças tanto no cérebro quanto no corpo do indivíduo. Com essas alterações, os cuidados essenciais com pessoas idosas dentro de casa a fim de evitar acidentes ou situações perigosas, devem ganhar atenção especial.

Simples mudanças e cuidados dentro do ambiente doméstico podem fazer com que situações problemáticas com idosos sejam evitadas. 

Observe os cuidados essenciais com pessoas idosas

 

Tapetes devem ser retirados

Muitas vezes os idosos possuem alguma dificuldade em andar e se locomovem de forma mais devagar. Por este motivo, os tapetes podem ser um motivo para queda, escorregões ou tropeços. É aconselhável que os mesmos sejam retirados da casa ou substituídos por um modelo específico, que deve ser antiderrapante. 

Alterações nos banheiros

O banheiro é um dos espaços onde mais ocorrem acidentes com idosos e por isso merecem uma atenção especial. A instalação de barras nas laterais dos boxes do chuveiro e a inclusão de uma cadeira de banho podem ser alternativas muito eficazes. Os móveis e os ladrilhos do banheiro também devem ter cores contrastantes com o piso e o azulejo, fazendo com que seja mais fácil a identificação de cada um.

Reorganização dos móveis

O ambiente doméstico precisa ser organizado de forma que exista uma livre circulação e por este motivo, os móveis que atrapalham a locomoção devem ser retirados. Nessa organização as cômodas, mesas de centro e vasos devem ser distribuídos de uma maneira que os caminhos fiquem livres de possíveis obstáculos.

Interruptores

Interruptores devem ser instalados em lugares de fácil acesso. Neste caso, vale até a instalação de mais de um interruptor no mesmo ambiente. Por exemplo, para acender a luz do quarto, pode se ter um interruptor na entrada do mesmo e outro perto da cama do idoso, para que ele não precise levantar caso queira acender a luz.

Abajures também podem ser ótimas opções para que os idosos não se locomovam na escuridão.

Cama e Colchão

A cama e o colchão são itens que precisam estar de acordo com a altura do idoso, pois caso estejam muito altos ou baixos demais, o idoso terá problemas ao se levantar ou se deitar. A densidade do colchão adequada a altura e peso ajudam na postura e permitem que o idoso não tenha dificuldades ao se virar da cama quando estiver dormindo.

Uso de medicamentos

A rotina de medicamentos deve ser bem planejada, mesmo que o idoso faça uso de poucos remédios. Com uma rotina organizada, problemas como alta dosagem, troca de horário ou esquecimento na compra do medicamento, são evitados.

Uma boa dica é separar os medicamentos em caixas, de acordo com os turnos em que devem ser tomados: manhã, tarde e noite. Deste modo, os remédios ficam bem separados para que o idoso tenha uma melhor visualização e uma probabilidade muito menor de confundi-los.

Dependendo do grau de dificuldade, é recomendado a contratação de um cuidador especializado.

Escadas

As escadas são uma das grandes preocupações quando se trata de acidentes com idosos. Para prevenir, é imprescindível que sejam instalados corrimãos em ambos os lados da escada, e que sejam coladas fitas antiderrapantes em cada degrau. Atenção também na iluminação e na altura dos degraus, pois é importante que todos estejam alinhados.

Telefone de Emergência

A anotação dos números de telefone de familiares e amigos em um bloco pode ajudar na hora de emergências. Vale lembrar que esse bloco deve estar localizado em um lugar de fácil acesso.

Outra dica é programar o número de algum familiar ou responsável nas discagens rápidas. Deste modo é necessário apenas o acionamento de um botão para que o responsável seja chamado.

Para concluir, vale citar que para alguns desses cuidados podem parecer desnecessários ou até excesso de zelo, porém são eles que facilitam o dia a dia dos idosos, previnem lesões e fazem com que possam viver toda a experiência adquirida ao longo da vida de forma segura, com qualidade de vida e bem estar.

 

Aqui na clínica Doutor Agora, temos excelentes ortopedistas prontos para atendê-lo em caso de alguma queda, tombo e luxações em gerais, além de procedimentos como Raio-X para uma melhor avaliação de cada paciente.

 

Tenha atenção com as pessoas idosas na sua casa!

Deixe sua mensagem

Comentários

    Assine a nossa newsletter