Doenças cardiovasculares: 3 dicas essenciais de como se prevenir

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Mais de 30% do total de óbitos registrados diariamente estão ligados à pacientes com problemas de saúde cardiovasculares, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). Esse dado é extremamente preocupante, uma vez que nessa porcentagem não concentram apenas idosos, mas também os mais jovens.

Com o grande número de atividades liberais e pessoas alterando sua rotina em um processo de readaptação do cotidiano, o sono irregular, a má alimentação, o excesso de trabalho e o sedentarismo são os principais fatores que resultam em uma saúde precária. No texto de hoje vamos explicar como é possível mudar essa realidade com práticas simples no dia a dia.

Alimente-se bem

Primeiramente, é importante observar o aumento nas redes de fast-food e comidas processadas no supermercado. O alto consumo desse tipo de alimento, rico em gorduras e sódio, tem aumentado não só o risco de obesidade, mas também os problemas cardiovasculares. 

O sal consumido em excesso eleva a pressão arterial e a gordura e o sódio formam as placas ateroscleróticas. Dessa forma as artérias ficam obstruídas, comprometendo o fluxo sanguíneo do corpo. O ideal é investir em uma alimentação saudável, por exemplo na refeição da manhã, troque o café pela vitamina se puder. No almoço, procure preparar pratos balanceados entre carboidrato, proteínas e verduras. 

Uma mudança simples de hábito acarretará em resultados positivos. 

Pratique atividades físicas

É absurdo pensarmos que 30% do total de mortes no Brasil poderiam ser evitadas se tivéssemos o hábito cultural de valorizar a atividade física. Meia hora de caminhada rotineira já gera uma mudança notável no corpo. Para aqueles que trabalham em casa, é mais um motivo para evitar o sedentarismo, uma vez que o sono desregulado e a alimentação precária já faz parte da rotina dessas pessoas. 

Por isso, procure se exercitar ao menos uma vez por dia. Use os recursos tecnológicos, como vídeos no Youtube, para aprender novos exercícios físicos. Se o seu trabalho ou faculdade possui uma distância de até 1h hora de casa, troque o transporte coletivo pela caminhada. 

Evite o estresse e regule o seu sono

Entre os problemas que resultam em doenças cardiovasculares está o aumento da pressão arterial, que ocorre com a descarga de adrenalina pelas glândulas suprarrenais. Isso acontece quando enfrentamos constantes situações de estresse, seja em casa ou no trabalho.

Evite ambientes de trabalho com cobrança excessiva, tente ponderar os afazeres domésticos e invista mais em lazer. Distancie-se de pessoas que causam estresse e não conseguem lidar com os próprios problemas. Lembre-se que a nossa saúde mental deve estar sempre em primeiro lugar. 

E agora que você sabe que é possível evitar doenças cardiovasculares precoces, é hora de colocar em prática a sua nova rotina. Compartilhe essas informações com os seus amigos e em suas redes sociais! 

Deixe sua mensagem

Comentários

    Assine a nossa newsletter