Dor na coluna cervical: como identificar e tratar?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Dor na coluna cervical: como tratar | Doutor Agora

Infelizmente, os brasileiros são um dos povos que mais apresentam queixas em diferentes partes do corpo, principalmente dor na coluna cervical.

Inclusive, cerca de 80% da população do país terá dor em alguma parte da coluna em pelo menos alguma fase da vida.

Investigar as causas desse problema, assim como trabalhar para tratá-lo é um desafio não só de ortopedistas, como especialistas em outras áreas, como neurologistas, por exemplo.

Por isso, entender a localidade da dor e prestar atenção na ocasião do seu aparecimento pode fazer com que os pacientes ajudem nas investigações dos especialistas.

Neste artigo iremos falar sobre como identificar a dor na coluna cervical, assim como tratar esse mal que debilita milhões de pessoas ao redor do Brasil. Confira.

Sintomas

Nossa coluna está separada em diferentes áreas, como cervical, torácica, lombar, sacro e cóccix. Antes mesmo de entender as causas e como diagnosticar esse problema, é preciso compreender onde ela ocorre, primeiramente.

O incômodo, nesse caso, está localizado na região posterior das costas, e pode surgir no pescoço.

Dentre os principais sintomas da dor na coluna cervical pode-se sentir sensação de choque, perda de força no local, assim como formigamento, que pode ir até os dedos das mãos e dor no pescoço, membros superiores e até mesmo no ombro.

Inclusive, muitas pessoas acreditam erroneamente que o problema está nos braços ou nuca, sendo que está ocorrendo na porção da coluna.

Causas

Assim como em outras áreas, a dor na região cervical pode ter várias causas, sendo que algumas podem ser provocadas de acidentes, choques e má postura, sendo que outras estão diretamente ligadas a doenças.

Entre os problemas mais recorrentes estão o bico de papagaio, torcicolo, hérnia de disco cervical, tumores, artrose e fraturas.

Além disso, causas secundárias, como estresse, má postura e movimentos repetitivos, geralmente no trabalho e durante horas de estudo, também podem ser responsáveis por essa dor, que pode ser limitante, já que pode provocar a perda de força dos membros superiores.

Como saber se estou com problemas na coluna cervical?

Apesar de ter localidade e origem bem definidas, nem sempre o especialista, assim como o paciente, consegue identificar em um primeiro momento o que realmente está acontecendo.

Por isso, o diagnóstico é essencial e fazer exames de imagem, como o raio-X, é importante para identificar lesões, traumas e até mesmo algum tipo de fratura.

Em alguns casos, para ter uma visão em 3D, especialistas podem solicitar a realização de ressonância magnética.

Como tratar dor na coluna cervical?

Depois de identificar os agentes e obter um diagnóstico, é essencial que o paciente receba um tratamento para a condição, que mesmo que por algum motivo não tenha cura, como no caso da artrose, que é uma doença degenerativa, tenha controle da dor e dos sintomas subjacentes.

Um dos principais tratamentos indicados para essa região da coluna é a fisioterapia e a realização de exercícios específicos, que podem ser realizados em casa, para ter uma qualidade de vida maior.

Em casos de problemas posturais, podem ser indicadas terapias de reorganização postural, e para controlar a dor, acupuntura e eletroterapia podem ser indicadas.

É essencial que os pacientes saibam que se automedicar é um grande erro, pois pode mascarar sintomas e trazer complicações maiores, assim como compreender que cada caso é único e, consequentemente, o tratamento também.

Por isso, o ideal é que ao sentir dores, procure uma unidade de pronto atendimento!

Dor na cervical? Ortopedista é no Doutor Agora

Doutor Agora é um pronto atendimento com especialista em ortopedia, sem necessidade de agendamento, o tempo médio de espera é de 20 minutos.

Aqui, você conta com ortopedistas, dentre outros especialistas em especialidades essenciais.

Além disso, você tem acesso a uma estrutura completa, com acesso a consultórios completos e exames de laboratório e imagem em um mesmo lugar.

Não deixe sua saúde para depois, conheça nosso espaço e trate sua dor cervical.

Deixe sua mensagem

Comentários

    Assine a nossa newsletter