A educação sanitária precisa fazer parte do dia a dia da sociedade, pois é através do conhecimento que pode-se evitar sérios problemas de saúde.
Para isso, o dia 5 de agosto foi escolhido como o Dia Nacional da Saúde.
O objetivo da data é conscientizar a população a respeito dos cuidados com a saúde, incentivando a prática de hábitos saudáveis com foco na qualidade de vida.
Pequenas mudanças cotidianas podem fazer toda a diferença na prevenção de doenças, melhorando a vida das pessoas em todos os aspectos e diminuindo substancialmente os gastos do governo e das famílias com tratamentos e remédios.
Neste post, apresentaremos o Dia Nacional da Saúde e de que maneira a educação sanitária pode colaborar com a qualidade de vida das pessoas. Continue lendo e saiba mais a respeito desse importante assunto!
Como surgiu o Dia Nacional da Saúde?
De acordo com a Lei nº 5.352/1967, no dia 5 de agosto se comemora em todo o Brasil o Dia Nacional da Saúde.
A data foi escolhida em homenagem ao médico e sanitarista Oswaldo Gonçalves Cruz, nascido neste dia no longínquo ano de 1872.
Esse grande brasileiro combateu de frente e conseguiu desenvolver ações sanitárias contra as terríveis moléstias infecciosas que assolavam nosso país no final do século XIX, como, por exemplo:
- febre-amarela,
- peste bubônica,
- varíola.
Diante de tantos riscos e do incansável trabalho desse nobre brasileiro, nada mais justo do que utilizar o dia e mês do seu nascimento para criar uma data tão importante e fundamental que precisa ser conhecida por seus compatriotas.
Qual a importância da educação sanitária?
A educação sanitária é o caminho mais fácil, barato e simples para se conseguir alcançar uma vida saudável e distante dos males que os descuidos podem causar às pessoas.
Para isso, é fundamental que ações sejam divulgadas e colocadas em prática imediatamente, tais como:
- adotar as práticas higiênicas,
- fazer os exames preventivos,
- aceitar a vacinação,
- eliminar o fumo.
Além disso, é fundamental que os cuidados na preparação dos alimentos sejam tomados, bem como a conscientização em casa a respeito da adoção de uma rotina saudável que envolva atividades físicas e hábitos salutares.
Como ter um estilo de vida saudável?
Um estilo de vida saudável começa a partir da observação a respeito de si próprio, ou seja, como estou e o que deve ser feito para corrigir possíveis problemas.
Tudo se inicia pelos costumes e hábitos do cotidiano, portanto, avalie com franqueza e sinceridade se você:
- possui uma alimentação saudável,
- desenvolve algum tipo de atividade física,
- consome cigarros, bebidas alcoólicas e substâncias nocivas à saúde,
- dorme e acorda cedo,
- se hidrata com frequência,
- realiza exames periódicos,
- descansa e relaxa.
Os cuidados com todas essas atividades podem proporcionar um grande diferencial na sua qualidade de vida e também na das pessoas que vivem com você.
Além disso, se você percebe que algo não está bem, é fundamental buscar ajuda e evitar que algum problema, aparentemente simples, transforme-se em uma situação mais séria.
Para isso, você pode contar com o Doutor Agora, um empreendimento moderno onde a rapidez, eficiência e qualidade fazem parte do dia a dia de todos os profissionais.
Além do pronto atendimento, dispomos das seguintes especialidades:
- clínica médica,
- ginecologia,
- ortopedia,
- risco cirúrgico,
- check-up,
- avaliação esportiva.
Para garantir qualidade de vida e estar sempre em boas condições de saúde, é indispensável os cuidados com o corpo e com a mente, além de praticar diariamente os bons costumes através da educação sanitária.
Para conhecer mais sobre o Doutor Agora e de que forma podemos ajudá-lo a comemorar com alegria o Dia Nacional da Saúde, acesse nosso site e conheça detalhes a respeito de nossas clínicas!
Comentários