Eletrocardiograma: o que é e para que serve?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Eletrocardiograma: o que é e para que serve?

Doenças no coração são comuns no Brasil, sendo mais de 400.000 mortes decorrentes de problemas cardiovasculares. Prevenir-se e fazer exames, como o eletrocardiograma, é essencial.

No Brasil, os hábitos considerados ruins para a saúde, como o tabagismo, sedentarismo, alimentação rica em gorduras e sódio, assim como a obesidade, hipertensão, infarto, AVC e até mesmo a presença de gordura nas paredes arteriais, são uma realidade.

Por isso, além da adoção de uma vida mais saudável, pautada na alimentação equilibrada e no abandono do tabagismo, e demais ações consideradas prejudiciais para esse sistema tão importante para nossa vida, a realização de exames preventivos também é importante.

Entre os exames mais realizados para avaliar a saúde do coração está o eletrocardiograma, um teste feito em poucos minutos e rico em informações, ajudando o cardiologista a saber quais os próximos passos em relação ao tratamento dos pacientes.

Entenda neste post do que se trata esse exame e o motivo dele ser tão importante quando o assunto é o coração.

O que é eletrocardiograma?

Também conhecido por eletrocardiografia ou ECG, esse exame é feito para avaliar a atividade elétrica do coração e utiliza eletrodos fixados na pele. 

Além de analisar o ritmo cardíaco, também permite calcular o número de batidas por minuto e o desempenho geral de um dos mais importantes órgãos do corpo.

Indolor, não invasivo e rápido, esse teste pode ser feito em pessoas de qualquer idade e estado de saúde, usado geralmente para investigar sintomas, como taquicardia, e acompanhar pessoas já diagnosticadas com alguma doença no órgão.

Também pode ser feito como parte de um check-up, pois se enquadra em exame de rotina, principalmente para quem possui histórico na família de doenças cardiovasculares.

Em tempo real, os eletrodos irão formar um gráfico, que pode ser avaliado pelo cardiologista, com a intenção de saber se há alguma irregularidade nos batimentos.

Por que é tão importante?

Esse exame é muito importante, pois além de ser rápido, simples e entregar os resultados na mesma hora, permite que o médico logo detecte qualquer tipo de anomalia.

Ele também possui o grande benefício de ser versátil, já que não contém quase nenhuma contraindicação e pessoas de todas as idades, peso e gênero podem fazer, sem qualquer tipo de impeditivo.

O que ele pode detectar?

Essa é uma das principais perguntas das pessoas, quando escutam falar sobre o eletrocardiograma ou recebem a indicação para se submeterem ao exame. Ele é considerado essencial na rotina de exames cardiológicos, porque pode encontrar uma série de problemas.

Entre eles está qualquer tipo de alteração no ritmo do coração, seja taquicardia, bradicardia ou arritmia, enfraquecimento do músculo cardíaco, infarto ou outro bloqueio no coração.

Inclusive, se você sente sintomas, como falta de ar, dor no peito, tontura, desmaios e ritmo cardíaco irregular é importante que faça o ECG.

Eletrocardiograma é no Doutor Agora!

Agora que você conhece mais o eletrocardiograma, saiba que ele é realizado no Doutor Agora, assim como outros exames essenciais para sua saúde. Além disso, em um único espaço você tem acesso a especialistas, dentre eles o clínico geral, que pode avaliar esse exame.

Aproveite nosso pronto atendimento e venha realizar uma consulta. Aqui não há a necessidade de agendamento e você pode sair com exames marcados, que serão realizados conosco também.

Cuidar da sua saúde está mais fácil, aproveite e venha conhecer nossa unidade.

Deixe sua mensagem

Assine a nossa newsletter