Esportes de verão: prepare-se antes de começar

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Esportes de verão prepare-se antes de começar

Muito praticados pelos amantes da época mais quente do ano, os esportes de verão são ideais para queimar calorias, melhorar a circulação e auxiliar na produção de vitamina D.

No entanto, como qualquer outro tipo de atividade física, eles devem ser realizados depois de alguns cuidados e exames, para que seja benéfico e não o contrário, cause problemas para a saúde.

Em muitas vezes, esse tipo de atividade é feito em ambientes ao ar livre e diretamente sob a luz solar, por isso, é preciso considerar ainda mais detalhes para a sua prática, já que queimaduras na pele e insolação tornam-se um risco caso o atleta não se atente.

Pensando em lhe ajudar a praticar os esportes de verão com segurança e de forma saudável, separamos algumas dicas para você curtir sem medo. Continue a leitura e confira quais são!

Quais são os principais esportes de verão?

Antes de anotar nossos passos para se exercitar nessa época quente sem prejudicar a saúde, aproveite para conhecer alguns dos esportes de verão que, muitas vezes, são realizados em ambientes como praias, parques e campos abertos, e permitem que você alie saúde e contato com a natureza.

Corrida: a corrida é uma atividade praticada por pessoas de todas as idades e em várias épocas do ano, com a diferença que no verão pode ser feita em locais diversos e abertos, e sob a luz do Sol.

Caminhada: para quem não quer correr ou possui algum impeditivo, a caminhada é uma boa pedida e não poderia ficar fora da lista de esportes de verão, além de ser uma ótima aliada no combate de doenças cardiovasculares.

Vôlei de praia: trazido para o Brasil pelos Estados Unidos, esse esporte é tão querido por aqui que não parece ser internacional. Para jogar basta ter uma rede, uma bola e duas duplas cheias de energia. A prática ainda garante um mergulho no final do dia.

Natação: esse esporte aquático não poderia ser esquecido, afinal, nadar em águas refrescantes durante o verão é o desejo de muitas pessoas. Além de existirem diversas modalidades e estilos, nadar traz benefícios para a saúde muscular e pulmonar. Caso opte pela natação, tome cuidado para fazê-la sempre sob supervisão de um profissional pelo seu risco de afogamento em caso de mar aberto.

5 dicas para se preparar e se divertir com saúde

Agora que você já conhece os principais esportes de verão, aproveite para anotar nossas cinco dicas para praticá-los e manter a saúde em dia:

Use roupas leves

Roupas leves, de preferência de algodão e claras, são as melhores, tanto na questão de desempenho, quanto de facilidade em resfriar o corpo.

Se você quiser, pode usar bonés e chapéus confortáveis para impedir que os raios solares atinjam seu rosto diretamente.

Faça sempre um aquecimento

Temperaturas mais altas não significam que seu corpo está preparado para a prática de exercícios. 

O aquecimento deve ser feito antes de qualquer tipo de esporte e de maneira correta.

Não se aquecer para a prática esportiva pode aumentar a chance de quedas, lesões e acidentes com outros participantes.

Tenha uma hidratação adequada

A água deve ser tomada de forma regular em todas as estações do ano, mas ela é ainda mais importante antes e durante a prática dos esportes de verão.

Manter uma garrafinha por perto e fazer pequenas pausas durante o exercício é uma forma de manter o corpo hidratado e saudável.

Cuide da sua proteção solar

Protetor solar? Sempre! 

Ele deve ser usado mesmo em casa e, principalmente, durante os esportes. 

Inclusive, se puder evite a luz solar depois das 10 horas da manhã até as 16 horas.

O indicado é aproveitar o Sol quando ele estiver longe do seu pico, o meio-dia.

Tenha uma alimentação leve e correta

Alimentos leves e de fácil digestão, como as frutas e barras de cereal, são bons aliados para nutrir e não dificultar a digestão.

Evite fazer refeições completas e muito pesadas antes de praticar esportes.

Faça seu check up antes de começar a prática de qualquer exercício

A avaliação esportiva é fundamental antes de qualquer exercício. Ela avalia a sua condição física e qualquer risco que a prática intensa ou moderada possa trazer.

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