O estresse e a ansiedade podem afetar a saúde física? Identifique os principais sinais do organismo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

estresse e a ansiedade

O estresse e a ansiedade podem afetar a saúde física? Identifique os principais sinais do organismo

O estresse e a ansiedade afetam diretamente a saúde física das pessoas e são cada vez mais comuns na correria do dia a dia. Porém, é necessário estar atento sempre aos sintomas que eles causam no organismo, que vão desde os mais brandos até os gravíssimos e, em todos os casos, é necessário tomar atitudes pessoais para que eles sejam equilibrados ou procurar por ajuda profissional.
É importante destacar que nem sempre é fácil perceber os sintomas físicos causados pelo estresse e ansiedade, pois uma grande parcela da população já se acostumou a viver ansiosa e estressada e, por isso, só percebe que estava com os sintomas quando o quadro já está crítico.

Confira a seguir os principais sintomas físicos que o estresse e a ansiedade podem causar e não se esqueça de tomar atitudes caso identifique que possui algum deles.
Acne
A acne é um dos sintomas físicos mais comuns causados pelo estresse e pela ansiedade. Quando as pessoas estão estressadas ou ansiosas, elas costumam tocar mais em seus rostos e, conseqüentemente, espalham mais bactérias pela área. Como ocorre uma diminuição da imunidade devido ao estresse e a ansiedade, a pele não reage bem a essas bactérias e os poros ficam entupidos.

Dores de cabeça
Outro sintoma bastante comum em pessoas estressadas e ansiosas é a dor de cabeça. Quando um indivíduo está muito preocupado, ele fica paralisado no mesmo padrão de raciocínio, o que faz com que a mente fique esgotada e produza dores de cabeça de forma mais constante.

Alergia e problemas de pele
Talvez você não saiba, mas a pele, o maior órgão do nosso organismo, é um dos mais afetados pelo estresse e pela ansiedade. Em pessoas estressadas e ansiosas é possível que surjam bolinhas vermelhas na pele, vermelhidão e coceira na lateral do nariz, seborreia, entre outros.

Ficar doente ou gripado com freqüência
Indivíduos ansiosos ou estressados tendem a ficar mais doentes ou gripados, pois o sistema imunológico fica mais suscetível a infecções. Se você percebeu que está ficando doente com freqüência ou que fica constantemente com o nariz escorrendo, a causa pode ser o estresse e a ansiedade.

Alteração no apetite
Quando um indivíduo está estressado ou ansioso, é comum que ele sofra com mudanças no apetite, podendo ser perda de fome ou desenvolvimento de uma compulsão por comer. Isso ocorre, pois o estresse e a ansiedade provocam alterações químicas no organismo.

Bruxismo
O estresse e a ansiedade também podem afetar a saúde bucal das pessoas, já que elas podem começar a apertar ou ranger os dentes de forma involuntária. A tensão do dia a dia vai para as articulações da boca e, por isso, a saúde bucal pode ser muito afetada pela ansiedade e pelo estresse.

Inquietação constante
Pessoas estressadas ou ansiosas não conseguem ficar quietas! Você já escutou isso? Pois é! A ansiedade e o estresse fazem com que as pessoas fiquem inquietas, andando de um lado para o outro, por exemplo, e sem conseguir finalizar com qualidade as suas tarefas diárias.

Deixe sua mensagem

Comentários

    Assine a nossa newsletter