A prática de exercícios físicos é recomendada para todas as pessoas que procuram uma rotina mais saudável, inclusive para gestantes.
No entanto, é importante estar atento às condições de cada pessoa, para que não se corra o risco de sobrecarregar o corpo nesse momento que pode ser bastante delicado.
Por isso, preparamos um post para que você conheça os exercícios físicos mais recomendados para o período de gravidez. Confira!
Quais os exercícios físicos recomendados durante a gravidez?
A gestação é um período de transformação constante, trazendo mudanças para o corpo e até para o estado psicológico e emocional.
A prática de exercícios físicos é uma medida importante tanto para preservar a saúde do corpo, proporcionando um maior condicionamento físico, quanto para auxiliar na saúde mental da gestante.
Através de hábitos simples, é possível evitar ganhos repentinos de peso, assim atuando como uma prevenção contra complicações como diabetes gestacional e a pré-eclâmpsia.
Outro ponto importante é que uma rotina que conte com esse tipo de prática reduz as chances de surgimento da depressão e do estresse.
É importante estar atento a quais serão os exercícios escolhidos, garantindo que não sobrecarreguem a gestante e proporcionem todos os benefícios que essa prática tem a oferecer.
Caminhada
A caminhada é uma ótima opção para quem não está habituado a praticar exercícios físicos, mas reconhece a importância de acrescentá-los à rotina, especialmente durante a gravidez.
Por se tratar de uma atividade de baixo impacto, não traz riscos para a saúde e bem-estar da gestante.
O ideal é que as caminhadas sejam leves, repetidas mais de uma vez na semana, se possível, e que o horário escolhido não apresente incidência forte de luz solar.
Também é fundamental garantir a hidratação do organismo durante o trajeto, consumindo uma quantidade de água suficiente.
Pilates
O pilates é uma alternativa mais indicada para quem já tem familiaridade com a prática de exercícios físicos.
Iniciantes podem tentar inseri-lo na rotina, mas é importante consultar seu médico anteriormente e realizar as atividades com a instrução de um profissional.
A vantagem do pilates é que esse exercício trabalha também a musculatura do corpo, proporcionando seu fortalecimento, além de ajudar na melhoria da respiração e da frequência cardíaca.
Pode ser praticado de duas a três vezes na semana, conforme for mais adequado à gestante.
Hidroginástica
A hidroginástica é um clássico entre as gestantes, sendo uma prática bastante procurada durante o período de gravidez.
Esse exercício é recomendado tanto para iniciantes quanto para quem já pratica exercícios físicos há mais tempo.
Seus benefícios incluem a redução do inchaço, algo comum entre gestantes, além do alívio de dores nos pés e nas costas.
É indicado que seja realizada durante toda a gravidez, de duas a quatro vezes semanais.
Alongamento
O alongamento por si só é um dos exercícios físicos mais recomendados para todos os públicos, incluindo quem está em período de gestação.
Esse é um hábito simples, que pode ser feito diretamente de casa todos os dias.
É importante que a pessoa respeite seus limites e não tente forçar movimentos que vão além da sua capacidade.
Com o passar do tempo e uma prática consistente, o exercício se torna mais fácil e é possível aumentar seu nível de dificuldade.
Agora que você já sabe quais exercícios físicos são mais recomendados para gestantes, continue por aqui e conheça também a importância do calendário de vacinação infantil!
Comentários