Exercícios físicos recomendados durante a gravidez

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

A prática de exercícios físicos é recomendada para todas as pessoas que procuram uma rotina mais saudável, inclusive para gestantes.

No entanto, é importante estar atento às condições de cada pessoa, para que não se corra o risco de sobrecarregar o corpo nesse momento que pode ser bastante delicado.

Por isso, preparamos um post para que você conheça os exercícios físicos mais recomendados para o período de gravidez. Confira!

Quais os exercícios físicos recomendados durante a gravidez?

A gestação é um período de transformação constante, trazendo mudanças para o corpo e até para o estado psicológico e emocional.

A prática de exercícios físicos é uma medida importante tanto para preservar a saúde do corpo, proporcionando um maior condicionamento físico, quanto para auxiliar na saúde mental da gestante.

Através de hábitos simples, é possível evitar ganhos repentinos de peso, assim atuando como uma prevenção contra complicações como diabetes gestacional e a pré-eclâmpsia.

Outro ponto importante é que uma rotina que conte com esse tipo de prática reduz as chances de surgimento da depressão e do estresse.

É importante estar atento a quais serão os exercícios escolhidos, garantindo que não sobrecarreguem a gestante e proporcionem todos os benefícios que essa prática tem a oferecer.

Caminhada

A caminhada é uma ótima opção para quem não está habituado a praticar exercícios físicos, mas reconhece a importância de acrescentá-los à rotina, especialmente durante a gravidez.

Por se tratar de uma atividade de baixo impacto, não traz riscos para a saúde e bem-estar da gestante.

O ideal é que as caminhadas sejam leves, repetidas mais de uma vez na semana, se possível, e que o horário escolhido não apresente incidência forte de luz solar.

Também é fundamental garantir a hidratação do organismo durante o trajeto, consumindo uma quantidade de água suficiente.

Pilates

O pilates é uma alternativa mais indicada para quem já tem familiaridade com a prática de exercícios físicos.

Iniciantes podem tentar inseri-lo na rotina, mas é importante consultar seu médico anteriormente e realizar as atividades com a instrução de um profissional.

A vantagem do pilates é que esse exercício trabalha também a musculatura do corpo, proporcionando seu fortalecimento, além de ajudar na melhoria da respiração e da frequência cardíaca.

Pode ser praticado de duas a três vezes na semana, conforme for mais adequado à gestante.

Hidroginástica

A hidroginástica é um clássico entre as gestantes, sendo uma prática bastante procurada durante o período de gravidez.

Esse exercício é recomendado tanto para iniciantes quanto para quem já pratica exercícios físicos há mais tempo.

Seus benefícios incluem a redução do inchaço, algo comum entre gestantes, além do alívio de dores nos pés e nas costas.

É indicado que seja realizada durante toda a gravidez, de duas a quatro vezes semanais.

Alongamento

O alongamento por si só é um dos exercícios físicos mais recomendados para todos os públicos, incluindo quem está em período de gestação.

Esse é um hábito simples, que pode ser feito diretamente de casa todos os dias.

É importante que a pessoa respeite seus limites e não tente forçar movimentos que vão além da sua capacidade.

Com o passar do tempo e uma prática consistente, o exercício se torna mais fácil e é possível aumentar seu nível de dificuldade. 

Agora que você já sabe quais exercícios físicos são mais recomendados para gestantes, continue por aqui e conheça também a importância do calendário de vacinação infantil!

Deixe sua mensagem

Assine a nossa newsletter