Higienização: O melhor método de prevenção contra infecções virais

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Higienização O melhor método de prevenção contra infecções virais | Doutor Agora

Em época de isolamento social, é inevitável sairmos ocasionalmente para trazer suprimentos básicos para dentro de casa. Embora em Belo Horizonte o surto do novo Coronavírus esteja relativamente controlado, cuidados redobrados são necessários quando saímos e voltamos para casa, não apenas com o corpo, mas com nossas roupas, sapatos e adereços. Conforme recomendação da Organização Mundial da Saúde, siga nossas dicas de higienização para se prevenir em alguns casos.

Lave sempre as mãos:

Ao menos 10 vezes por dia, se puder. Lave as mãos, preferencialmente com água e sabão, esfregando em torno de 20 segundos. Higienizá-las previne não só o contágio pelo Coronavírus, mas qualquer outra infecção viral. Quando o sabão entra em ação, o vírus perde a sua proteção de material biológico que fica naturalmente em gotículas de saliva, ficando exposto aos raios ultravioleta do sol. O agente químico do sabão o destrói rapidamente. 

Na falta do sabão, use álcool e gel, mas lembre-se sempre que o seu excesso pode causar rachadura nas mãos, sendo, assim, porta de entrada para qualquer vírus. De acordo com a OMS, o adequado é o produto com a concentração de 70% de álcool etílico. Vale ressaltar que, na falta do produto nas prateleiras de supermercado, nunca arrisque fazer em casa. Dê sempre preferência para água e sabão.

Deixe os sapatos na porta

Deixe sempre um sapato “reserva” na porta de casa para quando sair. Virologistas do mundo todo explicam que o vírus pode ficar tanto alojado em roupas, quanto em sapatos entre 72 e 90 horas e, por isso, ao voltar pra casa, é necessário que o calçado utilizado seja deixado na porta para que o vírus não se alastre para o resto dos cômodos. 

O mesmo procedimento pode ser feito com as roupas, caso queira economizar na lavagem. Uma outra alternativa é, ao entrar em casa, tirá-las do corpo e jogar imediatamente na máquina de lavar. Entre direto no banho e utilize roupas limpas. 

Higienize os produtos que trouxer do supermercado

Da mesma forma que adereços, sapatos e roupas devem ser higienizados. Todo produto que puder, deve ter a embalagem descartada imediatamente e preferencialmente armazenado em um pote vendável. Aqueles alimentos que não podem ter a embalagem descartada devem ser limpos com álcool gel umedecido em um pano seco e colocados em uma dispensa arejada. 

E para finalizar, mantenha a casa sempre limpa. Procure utilizar produtos de limpeza como cloro, água sanitária e nas superfícies e no chão. Dessa forma, dificulta a propagação do vírus e você permanece em um ambiente limpo e seguro. Agora que você sabe como se proteger, continue acompanhando o nosso blog para saber mais notícias do Coronavírus e como resguardar a sua saúde e da sua família.

Deixe sua mensagem

Comentários

    Assine a nossa newsletter