Médico da Família: o que é e sua importância

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

O acompanhamento contínuo e cuidadoso de um profissional da saúde faz toda a diferença em nossas vidas. Por isso, o médico da família é extremamente importante para o bem-estar dos pacientes.

A atuação desse profissional se dá de forma distinta dos demais, uma vez que sua especialização não é voltada para uma área do organismo humano, mas para a forma como se dá sua relação com o paciente.

Neste post, explicaremos o que é o médico da família e qual a sua importância para a comunidade. Confira!

O que é o médico da família?

A formação como médico da família consiste em uma especialização em medicina, assim como ocorre com cardiologistas, infectologistas, cirurgiões gerais e outros.

No entanto, o profissional não direciona sua atuação para lidar com problemas de saúde associados a um sistema específico do organismo humano, mas para a construção da sua relação com os pacientes.

A atuação desse tipo de médico é caracterizada por consistir em um acompanhamento constante e bastante próximo dos pacientes, com o objetivo de trazer mais qualidade de vida e bem-estar.

Dessa forma, o profissional fica encarregado de realizar avaliações a respeito do quadro de cada pessoa, estando atento não apenas às condições já existentes, mas à prevenção de complicações futuras.

Diferentemente de um clínico geral, por exemplo, esse médico trabalha com acompanhamento prolongado e regular, de maneira que seja possível aumentar a qualidade de vida daqueles que buscam seu atendimento e evitar problemas de saúde.

Além disso, é possível contar com o atendimento do médico da família tanto no setor público quanto no privado, em ambientes diversos, como ambulatórios, hospitais e outras unidades de saúde.

Qual a sua importância?

O médico da família tem grande relevância, seja na vida de seus pacientes individualmente ou em meio à comunidade.

Uma das atuações comuns desse profissional se dá na promoção de atividades coletivas de prevenção a doenças e melhoria da saúde da população, assim contribuindo com um grande conjunto de pessoas.

O atendimento humanizado e mais individualizado também traz grandes benefícios aos pacientes do médico da família.

Receber esse acompanhamento contribui na busca por uma vida mais saudável, além de auxiliar aqueles que, eventualmente, precisem de orientação ao passar por procedimentos médicos.

Dessa maneira, esse profissional pode trabalhar de maneira conjunta com outros da área, fornecendo informações relevantes acerca do histórico de cada pessoa atendida.

A relação criada entre esse tipo de médico e as pessoas que atende contribui para uma maior qualidade de vida, mais bem-estar e segurança para a saúde dos pacientes.

Como ter um médico de confiança?

Hoje em dia, é possível contar com o atendimento de um médico na família através do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Para isso, basta solicitar uma consulta em uma das unidades de saúde e apresentar a documentação requisitada.

Por outro lado, para aqueles que procuram um atendimento mais rápido e individualizado, pode ser interessante procurar por um profissional em uma clínica ou consultório.

Sendo esse um médico cuja atuação consiste em acompanhar o paciente ao longo da vida, é importante contar com um profissional qualificado, em quem você possa confiar.

Para garantir um atendimento humanizado e de qualidade para você e quem você ama, conheça já a clínica da família do Doutor Agora!

Acesse nosso site e confira mais informações a respeito de nossos serviços.

Deixe sua mensagem

Assine a nossa newsletter