Os impactos positivos da meditação para a regulamentação do sono e do metabolismo no organismo

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Os impactos positivos da meditação para a regulamentação do sono e do metabolismo no organismo | Doutor Agora

A forma como conduzimos a nossa rotina, bem como o desempenho no trabalho, depende unicamente de como o nosso organismo funciona. E o equilíbrio metabólico dele, cumprindo devidamente suas funções, depende da qualidade da nossa saúde e do sono. Com uma rotina extensa, repleta de preocupações e demandas, ter uma boa noite de sono é o mínimo que podemos fazer para estarmos dispostos no dia seguinte. Por este motivo, muitas pessoas recorrem a remédios psiquiátricos sem pensar em alternativas naturais e mais viáveis que estão ao nosso alcance, como a meditação. É por isso que no texto de hoje vamos falar especialmente dessa modalidade que tem apresentado resultados satisfatórios para muitas pessoas.

Meditação ou Remédios?

Podemos reduzir essa discussão a meios químicos ou meios naturais? Qual você escolhe? Com uma rotina puxada e extensa, muitas pessoas forçam a indução do sono por meio de medicação psiquiátrica. Mas o sono também pode ser induzido de forma natural, pois a meditação trabalha com o nosso campo mais profundo de relaxamento do corpo em consciência e inconsciência, interiorizando a concentração em nossa respiração e acompanhando os movimentos do nosso corpo. Quando temos uma noite mal dormida, os sinais ficam evidentes. Falta de concentração, estresses constantes, fácil irritação e o pior: marcas que ficam visíveis na pele – pois todo o estresse e ansiedade passam a impactar o metabolismo do nosso corpo, afetando o nosso peso, resultando em acnes e manchas. A meditação é capaz de auxiliar em todos esses processos, provocando uma reação em cadeia. Sono, metabolismo e disposição andam juntos.

Benefícios da meditação para dormir

Como o sono é essencial para o controle dos nossos hormônios, é fato que dormir mal nos deixa propensos a nos alimentar mal também. Uma coisa está aliada a outra e, por isso, a meditação trazendo leveza ao corpo impacta positivamente a nossa alimentação, ainda que de forma indireta. A meditação reduz o estresse ao longo do dia pois, ao dormir a quantidade de horas recomendada, ou seja, 8 horas por dia e com qualidade no sono, acordamos mais dispostos e concentrados em fazer nossas tarefas no trabalho e em casa. Além de fortalecer o sistema imunológico e combater outros problemas como depressão e ansiedade, a meditação é mais do que uma técnica milenar, é também um remédio natural para o corpo.

Como realizar a meditação guiada

Atualmente temos toda uma tecnologia ao nosso dispor. Desde aplicativos até vídeos tutoriais no youtube com meditações guiadas que podemos fazer antes de dormir. É necessário que você esteja em uma posição confortável antes de começar a técnica, em sua cama mesmo, com a porta fechada e com um fone de ouvido. Concentre em sua respiração, acompanhe o movimento do seu corpo enquanto a voz fala e coordena os comandos da sua atenção. Adentre sua consciência e veja os impactos que a meditação causa em seu corpo. Em pouco tempo você verá que o sono chegará naturalmente e você acordará muito mais disposto do que no dia anterior. Já experimentou? 

O que você achou dos benefícios da meditação? Que tal começar a colocar em prática para observar de perto os resultados? Continue acompanhando o nosso blog para mais dicas de saúde e compartilhe as suas experiências nos comentários!

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