Poluição doméstica: saiba porque ela é prejudicial à saúde dos pulmões

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Poluição doméstica: saiba porque ela é prejudicial à saúde dos pulmões | Doutor Agora

A poluição do ar é um tema que vem sendo discutido há anos pela Organização Mundial da Saúde. Esse inimigo, na maioria das vezes invisível, não está só nas ruas, mas dentro de casa também. Os agentes poluentes são os principais responsáveis pelo agravamento de problemas de saúde pulmonares, sejam eles crônicos ou não. 

Segundo dados OMS, mais da metade de todas as mortes com influência pulmonar, ocorreram por causa da poluição interior ou doméstica, muitas vezes levantada por carvão ou madeira na cozinha. Apesar de ser um hábito concentrado nas regiões mais pobres, a poluição doméstica também se faz presente nos centros urbanos onde há maior concentração de obras civis. 

É importante manter o ambiente em que vivemos limpo

Grande parte dos agentes biológicos que ocupam os espaços da nossa residência, como ácaros, epitélios, pelos de animais e insetos, liberam esporos que, quando inalados, podem desencadear e/ou agravar problemas como asma e rinite. 

Por isso, é importante procurar manter o ambiente doméstico sempre limpo, lavando regularmente tapetes, capas de almofada e de sofá, trocando cortinas e evitando pelúcias quando os moradores da casa já possuem predisposição para problemas pulmonares. 

Uma vez que são nesses locais em que os fungos tendem a se alojar, a principal forma de  evitar esse tipo de problema é não ter esses objetos em casa. Para aqueles que têm animais, procure manter a casa ventiladas, a ventilação irregular é outro fator de risco que aumenta os níveis externos de poluentes. 

Melhore o ar dentro de casa

Crises respiratórias podem ser evitadas com um ambiente livre de fungos, fumaça e outros agentes. Por isso, evite fumar, sobretudo no interior de casa. Impeça a proliferação de fungos com a lavagem regular de almofadas, carpetes e cortinas. Além disso, mantenha as janelas abertas durante o dia para a corrente de ar se espalhar. Troque os produtos químicos perfumados excessivamente por produtos neutros e/ou naturais. 

Para desinfetar ambientes, prefira água e sabão. Antes de passar o pano úmido no chão, utilize a vassoura ou aspirador de pó para tirar o grosso da sujeira. Na hora de realizar a limpeza e desinfecção do ambiente, utilize a máscara para não respirar poeira e prejudicar suas vias aéreas. 

Compartilhe essas informações entre amigos e nas redes sociais e ajude na saúde do próximo! 

Deixe sua mensagem

Comentários

    Assine a nossa newsletter