A importância da APS para as operadoras de saúde

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Tanto os beneficiários quanto as operadoras de saúde podem usufruir das vantagens e melhorias que a atenção primária à saúde (APS) promove no atendimento geral.

Em especial no que diz respeito às operadoras, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) lançou em 2018 o Programa de Certificação de Boas Práticas em Atenção à Saúde e a primeira iniciativa é o projeto APS, que confere uma certificação às operadoras que cumprirem requisitos determinados nessa estratégia.

Segundo o portal da Organização Pan-Americana de Saúde (Paho), a APS tem como meta cuidar das pessoas e não apenas tratar das doenças ou condições específicas que elas desenvolvem.

A Paho também informa que a ação primária à saúde:

  • permite atender entre 80% a 90% das necessidades de saúde de um indivíduo,
  • fornece programas para a prevenção de doenças,
  • promove a qualidade de vida.

Quer saber mais sobre a importância da APS para as operadoras de saúde? Continue a leitura.

O que são operadoras de saúde?

O Portal da Indústria define operadoras de saúde como empresas constituídas, que têm como objetivo administrar, comercializar e disponibilizar planos de saúde.

Tanto podem atender pessoas físicas quanto serem contratadas por empresas. Seus beneficiários têm direito a uma prestação de serviços pré-definida, que a depender do plano escolhido terão direito ao atendimento médico e odontológico, realização de exames e assistência hospitalar.

No Brasil, para uma operadora atuar ela precisa ter a autorização da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que é o órgão regulador dessa modalidade de serviço e de assistência.

De modo geral, uma operadora pode vender diversos tipos de planos com diferentes opções de coberturas, oferecendo variadas formas de atendimento ao beneficiário, sempre objetivando garantir assistência à saúde, mediante o pagamento do serviço contratado.

A importância das APS

A APS vem ganhando destaque por apresentar inúmeras vantagens para as operadoras de saúde e muitos benefícios para os usuários dos planos. 

A sua aplicação ajuda na prevenção de doenças, na atenção e cuidado do paciente e também auxilia no melhor controle das despesas de uma operadora, o que acaba por ser lucrativo para a instituição que oferece esses serviços de assistência.

Isso acontece porque a atenção primária é uma forma de rever e reorganizar todo o processo de atendimento à saúde, visando cuidar da base dos problemas para evitar que as doenças se agravem, da mesma forma que auxilia na prevenção do desenvolvimento de novas doenças. 

O grande diferencial da APS é trabalhar com ações integradas, onde uma equipe multidisciplinar atua no tratamento e na prevenção, atendendo indivíduos e comunidades de forma regionalizada, sistematizada e contínua, o que se torna um benefício para quem recebe os serviços e uma vantagem para quem os oferece.

Além disso, as operadoras de saúde que cumprirem os requisitos pré-estabelecidos no Programa de Certificação de Boas Práticas em Atenção à Saúde receberão a certificação da ANS.

Ou seja, a APS promove melhores experiências ao público e gera credibilidade no mercado.

Conheça a APS Doutor Agora!

O Doutor Agora foi a primeira do Brasil a atuar com a atenção primária à saúde compartilhada como forma de apoiar e possibilitar que as operadoras de saúde estejam à frente para oferecer melhores experiências e mais cuidados no seu atendimento.

Novas tecnologias e um sistema eficiente foram implantados para oferecer um novo modelo de acompanhamento, manutenção e proteção da saúde, possibilitando que as operadoras conquistem a certificação da ANS.

Nosso objetivo e compromisso é fortalecer os serviços de APS, oferecendo um sistema altamente capaz de redesenhar o fluxo de demanda dentro da rede e atualmente são 6 unidades já implantadas em 5 operadoras que estão atuando em novo modelo de acompanhamento para manter a saúde protegida.

Entre em contato e saiba como o Doutor Agora pode ajudar a sua operadora a incrementar seus serviços e conquistar a certificação ANS.

Deixe sua mensagem

Assine a nossa newsletter