Tanto os beneficiários quanto as operadoras de saúde podem usufruir das vantagens e melhorias que a atenção primária à saúde (APS) promove no atendimento geral.
Em especial no que diz respeito às operadoras, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) lançou em 2018 o Programa de Certificação de Boas Práticas em Atenção à Saúde e a primeira iniciativa é o projeto APS, que confere uma certificação às operadoras que cumprirem requisitos determinados nessa estratégia.
Segundo o portal da Organização Pan-Americana de Saúde (Paho), a APS tem como meta cuidar das pessoas e não apenas tratar das doenças ou condições específicas que elas desenvolvem.
A Paho também informa que a ação primária à saúde:
- permite atender entre 80% a 90% das necessidades de saúde de um indivíduo,
- fornece programas para a prevenção de doenças,
- promove a qualidade de vida.
Quer saber mais sobre a importância da APS para as operadoras de saúde? Continue a leitura.
O que são operadoras de saúde?
O Portal da Indústria define operadoras de saúde como empresas constituídas, que têm como objetivo administrar, comercializar e disponibilizar planos de saúde.
Tanto podem atender pessoas físicas quanto serem contratadas por empresas. Seus beneficiários têm direito a uma prestação de serviços pré-definida, que a depender do plano escolhido terão direito ao atendimento médico e odontológico, realização de exames e assistência hospitalar.
No Brasil, para uma operadora atuar ela precisa ter a autorização da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que é o órgão regulador dessa modalidade de serviço e de assistência.
De modo geral, uma operadora pode vender diversos tipos de planos com diferentes opções de coberturas, oferecendo variadas formas de atendimento ao beneficiário, sempre objetivando garantir assistência à saúde, mediante o pagamento do serviço contratado.
A importância das APS
A APS vem ganhando destaque por apresentar inúmeras vantagens para as operadoras de saúde e muitos benefícios para os usuários dos planos.
A sua aplicação ajuda na prevenção de doenças, na atenção e cuidado do paciente e também auxilia no melhor controle das despesas de uma operadora, o que acaba por ser lucrativo para a instituição que oferece esses serviços de assistência.
Isso acontece porque a atenção primária é uma forma de rever e reorganizar todo o processo de atendimento à saúde, visando cuidar da base dos problemas para evitar que as doenças se agravem, da mesma forma que auxilia na prevenção do desenvolvimento de novas doenças.
O grande diferencial da APS é trabalhar com ações integradas, onde uma equipe multidisciplinar atua no tratamento e na prevenção, atendendo indivíduos e comunidades de forma regionalizada, sistematizada e contínua, o que se torna um benefício para quem recebe os serviços e uma vantagem para quem os oferece.
Além disso, as operadoras de saúde que cumprirem os requisitos pré-estabelecidos no Programa de Certificação de Boas Práticas em Atenção à Saúde receberão a certificação da ANS.
Ou seja, a APS promove melhores experiências ao público e gera credibilidade no mercado.
Conheça a APS Doutor Agora!
O Doutor Agora foi a primeira do Brasil a atuar com a atenção primária à saúde compartilhada como forma de apoiar e possibilitar que as operadoras de saúde estejam à frente para oferecer melhores experiências e mais cuidados no seu atendimento.
Novas tecnologias e um sistema eficiente foram implantados para oferecer um novo modelo de acompanhamento, manutenção e proteção da saúde, possibilitando que as operadoras conquistem a certificação da ANS.
Nosso objetivo e compromisso é fortalecer os serviços de APS, oferecendo um sistema altamente capaz de redesenhar o fluxo de demanda dentro da rede e atualmente são 6 unidades já implantadas em 5 operadoras que estão atuando em novo modelo de acompanhamento para manter a saúde protegida.
Entre em contato e saiba como o Doutor Agora pode ajudar a sua operadora a incrementar seus serviços e conquistar a certificação ANS.
Comentários