Como combater e prevenir hipertensão?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Em um país onde 38, 1 milhões de pessoas possuem pressão alta, encontrar meios de informar essas pessoas e prevenir hipertensão se torna cada dia mais essencial para evitar problemas.

Esse dado foi trazido pela Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) e preocupa, principalmente, porque a hipertensão é uma doença sistêmica, ou seja, pode prejudicar diversas regiões do corpo.

Infelizmente, seu diagnóstico é menos comum do que o ideal e muitas pessoas que possuem a condição não têm ideia do quanto pode ser grave não prosseguir com o tratamento, assim como a adoção de hábitos de vida mais saudáveis, como caminhar e ingerir menos sal e gorduras.

Além disso, nem sempre quem tem hipertensão sabe que é portador, podendo descobrir quando é tarde demais, durante um ataque ou até mesmo AVC. Por isso, fazer check-ups e manter-se informado é essencial para descobrir se tem a doença, principalmente se já existem casos na família.

Pensando em ajudar você a prevenir hipertensão e ficar longe dos males que ela pode causar, fizemos esse artigo. Continue a leitura e veja o que fazer para manter sua saúde em dia.

O que caracteriza a pressão alta?

Antes de aprender a como prevenir hipertensão, é interessante aprender do que se trata essa condição. Ela se caracteriza pelo estreitamento de vasos sanguíneos, onde o coração precisa fazer mais força para que o sangue corra normalmente.

É causada principalmente pela hereditariedade, sedentarismo, obesidade, tabagismo, alcoolismo, ingestão de altas quantidades de sal, estresse e até mesmo o consumo constante de medicamentos, como anti-inflamatórios.

A hipertensão faz com que a pressão do sangue nas artérias se torne maior, apresentando níveis acima de 12 por 8. Pacientes com a condição, geralmente, descobrem que têm a doença ao aferir a pressão e ver níveis como 14 por 9 para cima.

A pressão alta pode aumentar as chances de infarto, AVC, declínio na função dos rins, angina e até mesmo insuficiência cardíaca.

Infelizmente, trata-se de uma condição muitas vezes assintomática, podendo apresentar de vez em quando sinais, como tonturas, dores no peito e cabeça, letargia e sangramento nasal.

De que forma combatê-la?

Muitas pessoas só conhecem a pressão alta depois que recebem o diagnóstico, o que nesses casos impossibilita prevenir hipertensão.

Infelizmente, ela não tem cura, sendo necessário fazer acompanhamento com medicamentos pelo resto da vida, assim como evitar a ingestão de sal, gordura, sal e tabaco, para que os níveis não fiquem acima do adequado.

Além disso, é importante fazer exames de rotina, como o MAPA, que realiza medições com determinada frequência dentro de 24 horas, assim como testes de sangue e até mesmo ultrassom do coração.

Como prevenir hipertensão?

Se você ainda não tem a doença, pode encontrar meios de prevenir seus sintomas ou até mesmo postergar o aparecimento deles, caso tenha chances de adquirir a doença devido à hereditariedade. Veja algumas dicas:

Evitar o sedentarismo: desde uma simples caminhada até a prática de algum esporte mais pesado, o importante é se manter em movimento.

Alimentação regrada: itens processados, repletos de sal, gordura e químicos devem ser raros em sua dieta. Prefira outros tipos de temperos, assim como preparar seus alimentos em casa.

Hábitos saudáveis: uso de drogas, álcool e tabaco devem ser evitados.

Check-up: ao menos uma vez por ano, a realização de um check-up é importante para saber como está sua saúde e ajudar a prevenir hipertensão.

Que tal ficar longe dessa condição? Faça uma avaliação na Doutor Agora, onde você irá contar com médicos altamente capacitados e exames inclusos, que podem ser feitos no mesmo local da consulta. Entre em contato e conte conosco.

Deixe sua mensagem

Assine a nossa newsletter