Quando fazer um exame para detectar câncer de próstata?

câncer de próstata

Quando fazer um exame para detectar câncer de próstata?
Câncer de próstata é a doença que mata mais de 14 mil homens ao ano. Por isso, ações preventivas que devem ser tomadas sem preconceitos.

O câncer de próstata merece atenção, já que é uma doença prevalente que mata mais de 14 mil homens por ano. O número assusta, não é mesmo? Porém, o que mais preocupa ainda é o preconceito e a falta de informação sobre o assunto. Muitos homens não dão a devida importância à doença por vergonha e até mesmo por medo, achando que os exames podem ser muito doloridos. Entretanto, com saúde não se brinca.

Pensando nisso, nós criamos esse artigo para que você tenha ainda mais informações sobre o câncer de próstata, que se tratado no estágio inicial, tem mais de 90% de cura, segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca). Vale dizer, também, que no Brasil, 60% dos pacientes são diagnosticados com a doença já em estágio avançado.

Quando o exame de câncer de próstata deve ser realizado?
O exame de câncer de próstata deve ser realizado em homens a partir dos 45 anos, que possuem histórico familiar da doença antes dos 60 anos, pois a chance de desenvolvê-la é duplicada. Em relação à recomendação médica geral, o exame deve ser realizado em homens a partir dos 50 anos e ao menos uma vez por ano.

Sinais que exigem atenção
Alguns sinais merecem atenção, pois podem indicar o câncer de próstata. Caso observe algum deles, não deixe de procurar um médico para realizar os exames necessários.

  • Micção freqüente;
  • Fluxo Urinário fraco;
  • Fluxo Urinário interrompido;
  • Vontade de urinar muitas vezes durante a noite;
  • Sangue na urina;
  • Disfunção erétil;
  • Fraqueza os dormência freqüente em pés ou pernas;

Tipos de Exames
Existem 2 tipos de exames investigativos para detectar o câncer de próstata e que, caso possuam alguma alteração, é indicado uma biópsia. Na biópsia são retirados pedaços muito pequenos da próstata para serem analisados em laboratório.

Toque prostático – É avaliado o tamanho, a forma e a textura da próstata, introduzindo o dedo, que é protegido por uma luva lubrificada, no reto. É um exame que consegue detectar a presença de algum nódulo na próstata;

PSA (Antígeno Prostático Específico) – Nesse exame é avaliada e medida a quantidade de uma proteína produzida pela próstata.

Prevenção – Se cuidar é sempre muito importante!

Você sabia que pode tomar atitudes para prevenir o câncer de próstata? Pois é! Comece hoje mesmo a se cuidar!

Atenção na alimentação
Homens que se alimentam mal possuem maior risco de desenvolver o câncer de próstata. Por este motivo, consuma álcool com moderação, reduza a quantidade de gordura ingerida e procure sempre consumir alimentos saudáveis, como folhas e oleaginosas.

Faça exercícios físicos com regularidade
Não se esqueça de praticar exercícios físicos com regularidade, ou seja, ao menos 30 minutos por dia, ok? Escolha a atividade que mais tem haver com você, os resultados logo vão aparecer na sua saúde e no seu humor.

Fique atento
Observe o seu corpo sempre! Em caso de algum sintoma, como sangue na urina ou incômodo ao urinar, não deixe de procurar um médico. Embora os sintomas possam não significar o câncer de próstata, é possível que indiquem outro problema, sendo necessária avaliação médica.

>