Setembro Vermelho: cuide do seu coração

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Setembro Vermelho: cuide do seu coração

Em homenagem ao Dia Mundial do Coração, comemorado em 29 de setembro, a campanha Setembro Vermelho é dedicada para conscientizar sobre as doenças cardiovasculares.

Responsáveis pelo falecimento de mais de 300 mil brasileiros todos os anos, as doenças do coração e artérias podem ser evitadas em 80% dos casos, poupando centenas de milhares de mortes.

Devido a esse grande número de acometidos, bem como a possibilidade de prevenir grande parte dos casos, a campanha de Setembro Vermelha foi criada, de forma a ajudar milhões de pessoas a cuidarem mais da saúde do coração.

Inclusive, se você pensa que cuidar da sua saúde cardiovascular é difícil, saiba que pequenos hábitos diários, como subir escadas em vez de usar o elevador e tomar mais água, já são parte do caminho da prevenção.

Continue a leitura para saber mais sobre essa campanha e o que fazer para ter uma vida mais longa e longe de problemas cardíacos e similares.

Quais são as doenças cardiovasculares que mais matam no Brasil?

Mais do que incentivar e indicar formas de prevenção de doenças cardíacas e vasculares, a campanha Setembro Vermelho também visa informar sobre as afecções que mais matam no país e as suas causas. Entre as principais delas estão:

Infarto agudo do miocárdio: também conhecido como ataque do coração, o infarto se trata da morte rápida de partes do coração devido à ausência de oxigenação, causada pelo entupimento de veias.

Essa obstrução, por sua vez, se dá por conta de trombos, que são coágulos de sangue ou acúmulo de gordura na parede das artérias, que podem ser facilmente evitados com a alimentação saudável e abandono do tabagismo, por exemplo.

Acidente Vascular Cerebral (AVC): apesar de ocorrer nas veias do cérebro, o derrame, como também é chamado, se trata de uma condição vascular.

Ele ocorre de duas formas principais, sendo a primeira através do rompimento de uma veia e a segunda pela ausência de transporte de oxigênio para o cérebro. Tem como principal causa o acúmulo de gordura ou trombos, assim como a pressão alta.

Hipertensão (fator de risco): apesar de, em muitos casos, apenas essa condição de maneira isolada não matar pacientes, ela é fator de risco para essas duas graves doenças que citamos acima.

A pressão alta, como é popularmente conhecida, é uma doença caracterizada pelo estreitamento de vasos sanguíneos, de modo que o coração precisa fazer mais esforço para trabalhar.

Como cuidar do coração para evitar doenças?

Agora que você sabe mais sobre o Setembro Vermelho e as doenças mais comuns do sistema cardiovascular, aproveite para manter a saúde desse importante sistema em ordem.

Nossas dicas para isso são:

Alimentação adequada: diminuir a quantidade de gorduras, sódio e óleo nas refeições é essencial para evitar acúmulo de impurezas nas artérias e o estreitamento delas.

Prática de exercícios: dizer não ao sedentarismo e praticar esportes, meia hora por dia é o mínimo indicado, já é um grande avanço, isso melhora a circulação e combate à hipertensão.

Ingestão de dois litros de água por dia: um corpo hidratado funciona melhor por inteiro, além de evitar problemas como engrossamento do sangue.

Check-up anual: fazer exames de rotina, como o eletrocardiograma e os de sangue, contribui para avaliar a quantidade de colesterol, triglicerídeos e outros componentes que indicam sinais de alerta.

Faça seu check-up no Doutor Agora!

Além de termos especialistas em Clínica Geral para lhe dar toda atenção que merece, em nossa clínica você também pode fazer os exames que precisa para cuidar da saúde, sem precisar se deslocar para laboratórios parceiros.

Nossas consultas não possuem necessidade de agendamento. Em poucos minutos, você faz seu atendimento e recebe todo o cuidado que precisa. Aproveite para saber mais sobre essa especialidade!

Deixe sua mensagem

Assine a nossa newsletter