Os sintomas da infecção urinária variam conforme o local onde se estabeleça. Essa doença aparece quando uma infecção de uma estrutura do sistema urinário é atingida, como:
- bexiga – doença conhecida como cistite,
- rins – pielonefrite,
- uretra – uretrite,
- infecção nos ureteres.
Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, cerca de 30% das mulheres terão infecção urinária ao longo da vida e uma grande parte desse percentual terá, pelo menos, dois episódios dessa doença em um período de seis meses.
Nesse post vamos mostrar quais são os principais sintomas da infecção urinária e como se deve tratar essa doença. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!
Por quais motivos a infecção urinária pode acontecer?
A infecção urinária ocorre em 95% dos casos em função de origem bacteriana, onde a bactéria E.coli, também conhecida por Escherichia coli, é a responsável por 75% dos casos.
Outros enterobactérias e enterococos são isolados em pacientes que possuam doenças urológicas.
A maioria dos casos ocorre nas mulheres, no entanto, os homens também podem contrair a infecção.
As bactérias aproveitam a queda de imunidade para se instalarem, principalmente em pessoas que estejam nas seguintes situações:
- realizando quimioterapia,
- debilitadas por outras doenças, como diabetes,
- com problemas como pedra nos rins,
- utilizando sondas,
- com hiperplasia prostática.
Além dessas situações, outras causas para desenvolver a infecção estão nas relações sexuais desprotegidas e igualmente na migração das bactérias do trato gastrointestinal para a bexiga.
Quais são os sintomas da infecção urinária?
Os sintomas da infecção urinária dependem do local onde a bactéria se instala.
Nos casos de infecção na uretra, a vontade de urinar é frequente e seguida de dor.
Já a infecção nos rins causa febre alta, náuseas, dores na costa e vômitos.
De uma maneira geral e independente do local, os sintomas abaixo podem ser percebidos:
- urina leitosa ou escura,
- urina com sangue,
- ardência forte ao urinar,
- dor pélvica,
- dor no reto,
- aumento da frequência das micções.
Como tratar essa doença?
Agora que você conhece os sintomas da infecção urinária, é preciso saber como tratar essa doença.
A primeira ação diante de algum desses sintomas é procurar um médico especialista no assunto.
A partir dos exames, e dependendo da gravidade, poderá ser prescrito antibióticos para combater as bactérias e analgésicos para o alívio das dores. Normalmente em uma semana o problema estará sanado.
Nos casos mais graves, como é o caso da pielonefrite (infecção nos rins e ureteres) ou infecção na próstata, o tratamento poderá passar para duas semanas ou mais.
Existe ainda a possibilidade, quando o caso for considerado muito grave, de internamento em hospital, quando, então, o paciente receberá os medicamentos por via endovenosa.
Quanto mais cedo você iniciar o tratamento, menores são os riscos e mais rápida é a recuperação, portanto, não deixe a situação agravar para procurar o médico.
Para se ter ideia do problema, uma infecção urinária não tratada pode espalhar a bactéria por todo o corpo e, em alguns casos, levar o paciente a necessidade de punções e, até mesmo, cirurgias para eliminação de abscessos, quando, por exemplo, a doença atinge os rins.
Além disso, a falta de tratamento pode comprometer seriamente diversos órgãos do trato urinário.
Para impedir ou minimizar o problema, o ideal é fazer acompanhamento médico rotineiro para avaliar a sua saúde, assim como evitar as causas que venham a contribuir com o surgimento das infecções, como evitar a retenção urinária, beber bastante água e urinar após as relações sexuais.
Agora que você já conhece os sintomas da infecção urinária, quais são os seus principais motivos e tratamento, consulte com o Doutor Agora caso perceba qualquer sinal dessa doença!
Comentários