Sintomas gripais: resfriado, gripe ou Covid –19?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Sintomas gripais: resfriado, gripe ou Covid-19?

Durante a pandemia, ficamos mais atentos quando sentimos algo que pode estar associado a essa doença. Mas é complicado saber se você está com um resfriado, gripe ou Covid-19.

Essas três condições virais podem apresentar indícios semelhantes no organismo, especialmente com a chegada da vacinação, que tende a abrandar os sintomas da condição.

No entanto, o tratamento adequado para cada uma pode variar, por isso é importante buscar um diagnóstico.

Continue a leitura e entenda as principais diferenças entre as três doenças e entenda como você pode verificar se está com um resfriado, uma gripe ou Covid-19.

Diferenças entre resfriado, gripe e Covid-19

Podemos citar algumas diferenças entre essas três condições virais.

A primeira delas corresponde ao agente causador, ou seja, o vírus responsável pelo surgimento da doença no organismo.

O resfriado pode ser provocado por rinovírus, adenovírus e parainfluenza, além de alguns outros.

A gripe, por sua vez, é causada por um vírus da família influenza, enquanto a Covid-19 é provocada pelo Sars-CoV-2, membro da família dos coronavírus.

O contágio, por outro lado, ocorre de forma semelhante: através do ar, por gotículas de secreções respiratórias expelidas por pessoas infectadas.

A forma como a doença acomete o organismo também pode diferir.

Em um resfriado, os sintomas costumam aparecer gradualmente e em intensidade leve, desaparecendo em poucos dias.

Já a gripe costuma apresentar sintomas fortes e que aparecem de repente, fazendo com que a pessoa adoeça intensamente até de um dia para o outro, durando até mais de uma semana.

A Covid-19 pode variar quanto a esse fator, mas os sinais tendem a aumentar de intensidade de forma gradual e também podem durar mais que em um resfriado.

Quais são os principais sintomas das doenças?

Seja um caso de resfriado, gripe ou Covid-19, a tendência é que as doenças provoquem sintomas parecidos, uma vez que todas agem sobre o sistema respiratório.

Febre, tosse, cansaço, dor no corpo, na cabeça e na garganta são alguns dos indícios que podem aparecer em qualquer um dos casos.

Um sinal que pode dar dicas de que a doença se trata de resfriado, gripe ou Covid-19 é a perda de olfato e paladar.

Pessoas com o primeiro não costumam apresentar esse sintoma, enquanto a gripe pode fazê-lo surgir juntamente com a ocorrência de nariz entupido ou até escorrendo.

Por outro lado, a Covid-19 se distingue porque costuma causar a perda de olfato e apetite mesmo sem a presença de nariz entupido.

Como saber se tenho resfriado, gripe ou Covid-19?

Embora seja possível listar algumas particularidades de cada uma dessas doenças virais, a combinação de sintomas pode gerar confusão no paciente.

Assim, o ideal é sempre procurar orientação profissional para realizar o diagnóstico.

Além da consulta com um médico para análise do quadro do doente, o mais indicado em tempos de pandemia é realizar um teste que determine a presença do coronavírus no organismo.

Dessa forma, é possível determinar se o examinado está com gripe ou Covid-19 e prosseguir com o tratamento adequado para os sintomas da doença durante o período de isolamento.

Realize o seu teste para Covid-19 com o Doutor Agora! São três opções disponíveis para atender à sua necessidade, sem precisar realizar agendamento. 

Deixe sua mensagem

Assine a nossa newsletter