A Tensão Pré Menstrual, conhecida como TPM, são alguns sintomas psicológicos e físicos que aparecem no período anterior, cerca de uma ou duas semanas, à menstruação. A duração dela varia de mulher para mulher, podendo desaparecer logo no primeiro dia do fluxo menstrual ou durar até o fim dele.
Os sintomas também se apresentam de formas distintas em cada mulher e podem ser, por exemplo, irritabilidade, mau humor, vontade repentina de chorar, dor de cabeça, cansaço, flatulência, enxaqueca, inchaço nas pernas, oleosidade na pele, insônia, entre outros. Vale dizer, também, que muitas vezes, as mulheres podem confundir os sintomas da TPM, pois existem muitos mitos sobre essa tensão.
Vamos conhecer um pouco mais sobre quais são os mitos e verdades a respeito da TPM?
Pode engordar
Mito. Durante a TPM é possível que a mulher fique mais inchada, devido a retenção de líquidos. É possível que esse inchaço aumente em até 2kg o peso normal, mas esse não é um aumento de peso real, já que é passageiro.
Dura quase o mês inteiro
Mito. A TPM ocorre entre 1 a 2 semanas antes do ciclo menstrual e não mais que isso. Se você está com sintomas de TPM fora desse período, é recomendado que procure um profissional.
Fazer exercício físico durante a TPM é bom
Verdade. Durante o período pré-menstrual em que as tensões ficam mais a flor da pele, a prática de exercícios físicos é recomendada. Isso ocorre, pois a prática de esportes libera substâncias que fazem com que a mulher se sinta mais leve e feliz.
Pílula anticoncepcional pode amenizar os sintomas
Verdade. O uso da pílula anticoncepcional pode ajudar a amenizar os sintomas, mas não acabar com eles totalmente. Ela regula o ciclo menstrual e ajuda na irritabilidade, por exemplo.
Na TPM, só se deve comer carboidratos e proteínas
Mito. Na TPM todos os alimentos podem ser consumidos normalmente e de forma equilibrada. Legumes, verduras, carboidratos e proteínas são essenciais em qualquer refeição, seja no período pré menstrual ou não.
É normal ter dores de cabeça na TPM
Verdade. A dor de cabeça é um dos sintomas da TPM e pode ocorrer em algumas mulheres. Se existir tendência para a enxaqueca, é possível que ocorra nesse período também.
TPM é psicológico
Mito. A TPM não é psicológica e sim fisiológica. Embora muitas vezes os sintomas mais percebidos sejam os emocionais, a TPM não é psicológica.
Existe um tipo de TPM mais grave que a normal
Verdade. Algumas mulheres sofrem de TDPM (Transtorno Disfórico Pré-Menstrual), que é uma TPM mais grave. Esse transtorno atinge cerca de 10% das mulheres e os sintomas são intensos, como crises de ansiedade. Nesse caso, é necessário procurar por um profissional para que seja indicado um tratamento especializado.
TPM tem cura
Mito. A TPM não tem cura, mas as mulheres possuem maneiras de driblá-la através de exercícios, terapias e alimentação saudável. Também é possível que o uso do anticoncepcional ajude bastante nos sintomas. Para tal, visite a ginecologista! Ela poderá te indicar qual é o tipo mais indicado para você.
Mudança de humor não existe na TPM
Mito. Durante a TPM é muito normal acontecer mudanças de humor nas mulheres, pois o hormônio serotonina (responsável pela sensação de bem estar) é o primeiro que sofre alterações nesse período.
Os sintomas são os mesmos para todas as mulheres
Mito. Os sintomas da TPM variam de mulher para mulher, não existe regra. Também é importante citar que a intensidade dos sintomas também é diferente para cada mulher.
Se a mulher não tiver filhos, a tendência é a TPM piorar
Mito. A TPM não piora caso a mulher opte por não engravidar. A intensidade dos sintomas da TPM não tem ligação com gravidez ou filhos.
A TPM só acontece em mulheres de determinada faixa etária
Mito. A TPM pode acontecer em mulheres de todas as faixas etárias, porém, é mais comum nas de 20 até 40 anos.
Existe TPM masculina
Verdade. A TPM masculina é conhecida como Síndrome do homem irritável e é causada pela baixa produção de testosterona. Ela pode acontecer em qualquer momento da vida de um homem, diferentemente da TPM feminina, que só ocorre no período que precede a menstruação.
Neste post falamos sobre mitos e verdades a respeito da TPM. Continue ligado em nosso blog para saber sobre assuntos relacionados à saúde e bem estar.
Comentários