O que é uma unidade de atenção primária à saúde (APS)?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Considerado um modelo de cuidado inteligente e acessível, a atenção primária à saúde envolve diversos processos que permitem o tratamento das mais variadas doenças de maneira padronizada.

Inclusive, quanto maior a quantidade de unidades de atenção primária à saúde (APS) pelo mundo, melhor, pois permite o atendimento da maior quantidade possível de pessoas, com foco na prevenção, atenção contínua e integrada.

De fato, o velho ditado de que prevenir é melhor que remediar faz sentido e muitas doenças quando descobertas logo em seu início apresentam um prognóstico muito melhor do que aquelas negligenciadas por meses, inclusive o câncer.

Por falar em prevenção, doenças como hipertensão, obesidade, diabetes tipo 2, infarto e AVC podem ser facilmente prevenidas em unidades de atenção primária à saúde, já que o corpo clínico tem como foco dar toda a assistência aos pacientes, informando-os e fazendo acompanhamento.

Além disso, nesses espaços os profissionais se atentam a diversos aspectos da saúde do paciente, trazendo uma atenção multidisciplinar e completa.

Entenda mais sobre o que é uma unidade de atenção primária à saúde e o porquê dela ser tão importante quando o assunto é saúde pública. Continue a leitura.

Por que é tão importante a atenção primária à saúde?

Em um país onde os tipos de câncer mais presentes na população podem ser prevenidos, assim como as doenças que mais matam também, como o infarto e o AVC, contar com um sistema que preza pela prevenção é essencial.

A atenção primária à saúde tem como pilares a acessibilidade, coordenação do cuidado, vínculo, continuidade e integralidade, o que torna o cuidar da saúde muito mais completo, de forma que os pacientes raramente abandonam seus cuidados.

Além disso, esses espaços se localizam em locais de fácil acesso, assim como fazem campanhas e até mesmo eventos, como palestras e congressos, revisitando muitos temas importantes, como as campanhas Outubro Rosa, Novembro Azul e dentre outras.

O que é uma unidade APS?

Uma unidade de atenção primária à saúde (APS) ganha esse nome devido ao seu modelo de trabalho, que tem como foco atender quase todas as necessidades de saúde da população de uma determinada região de forma contínua e padronizada.

A APS ganhou bastante notoriedade e fama ao redor do mundo, pois integra cuidado a doenças já existentes com a prevenção de outras, permitindo que os pacientes se mantenham informados e sempre bem.

Essas unidades de atendimento, como o nome indica, são o primeiro ponto de contato com a saúde do paciente, podendo atingir várias pessoas com métodos inovadores e que promovem a saúde para pessoas de diferentes idades, faixas salariais e gêneros.

Caso encontre uma necessidade maior no paciente, como cirurgia ou um procedimento mais invasivo, pode ser possível encaminhar as pessoas para um local especializado.

Onde encontrar a mais próxima?

As unidades de atenção primária à saúde estão geralmente localizadas em pontos estratégicos da cidade, atendendo a maior quantidade de pessoas que puderem. Uma delas, que está localizada em Timbiras, em Belo Horizonte, é a Doutor Agora, uma rede integrada de saúde.

O sistema inteligente, que evita filas e não precisa de agendamento, permite que os pacientes contem com as mais variadas especialidades e médicos, como, por exemplo, Ortopedia, Ginecologia, Risco Cirúrgico, Check-up e Avaliação Esportiva.

Além disso, é possível fazer exames em um único lugar, com praticidade e segurança. Por falar nisso, aproveite para realizar sua avaliação completa conosco, que possui inclusive exames incluídos. Esperamos por você.

Deixe sua mensagem

Assine a nossa newsletter