As vantagens da telemedicina

Em meio a pandemia, os brasileiros e muitas outras pessoas ao redor do mundo descobriram as vantagens da telemedicina e o que na época era uma necessidade passou a ser uma realidade mundial.

Várias são as pesquisas que mostram que os pacientes de forma geral aprovaram e se sentiram satisfeitos ao realizarem uma consulta online.

Da mesma forma que para os profissionais da saúde as consultas a distância vieram para ficar e transformaram os processos de atendimento mais acessíveis e facilitados.

Prova disso é uma matéria publicada no portal do Instituto Santa Maria de Ensino e Pesquisa (ISMEP), mostrando que o Brasil se prepara para realizar 30 milhões de teleconsultas em 2022.

Continue a leitura e descubra as vantagens que esse serviço oferece e porque a telemedicina passou a fazer parte das nossas vidas. 

Principais vantagens da telemedicina

O Conselho Federal de Medicina (CFM) também reconhece as vantagens da teleconsulta e define e regulariza a modalidade de atendimento através da resolução 2.314/2022.

Além do conforto e da privacidade para o paciente, a consulta online oferece várias vantagens para o médico e para o paciente. 

Algumas delas são: 

Melhor acessibilidade

Mais e melhor acessibilidade é uma das principais vantagens das consultas online.

Todas as pessoas que têm a oportunidade de acesso à internet podem facilmente realizar a sua consulta sem se preocupar com o sistema de locomoção, facilitando todo o processo para pessoas idosas, ou com deficiência, e até mesmo para quem mora muito longe.

Otimização do tempo

A otimização do tempo é uma das principais vantagens da telemedicina e ela pode acontecer de duas formas.

Em uma consulta presencial, o paciente precisa se deslocar do ambiente doméstico, ou do trabalho, e enfrentar o trânsito para chegar até o consultório. Esse processo pode levar até mais de uma hora e ele ainda pode correr o risco de se atrasar por algum imprevisto.

Na consulta online não há essa necessidade, basta apenas ele atender a chamada da secretária ou do próprio médico

Outro detalhe é que os dados do paciente e os resultados dos exames realizados e os laudos  ficam disponibilizados no ambiente online para análise e diagnóstico do especialista, tornando todo o processo mais fácil e rápido tanto para o profissional quanto para o paciente.

Maior segurança

Muitas vezes uma pessoa doente está com seu sistema imunológico afetado e sair de casa para consultar pode comprometer ainda mais a sua saúde.

Por isso, a segurança em relação à proteção e saúde também está entre as principais vantagens da telemedicina, reduzindo os riscos tanto do profissional quanto do paciente de contrair viroses e infecções no consultório.

Outro ponto importante em relação à segurança diz respeito ao acesso aos exames e laudos disponibilizados na web. 

Somente o médico ou alguém da sua equipe devidamente com senha, mais o paciente, são autorizados a acessar os resultados e as informações, isso garante a proteção e a privacidade dos dados.

Diminuição de custos

A diminuição de custos também está entre as grandes vantagens da telemedicina. 

Consultórios e clínicas que oferecem consultas online geram menos despesas de forma geral, o que pode refletir em consultas mais baratas para o paciente.

Sem contar que o paciente não terá despesas de combustível ou locomoção para chegar até o consultório.

Inclusive, ele poderá realizar a sua consulta do próprio escritório, ou ambiente de trabalho, sem a necessidade de precisar faltar com os compromissos profissionais.

Sem contar que a consulta online também pode ser realizada através de convênios e planos de saúde.

Tratamentos mais rápidos

A possibilidade de encaminhamento para tratamentos mais rápidos é outra das vantagens da telemedicina.

Todos os laudos são realizados de forma rápida e segura e em seguida enviados para o paciente. 

Dessa forma, quando há necessidade de encaminhamento com especialista, o doente pode procurá-lo brevemente, essa possibilidade oferece mais chances de sucesso para o tratamento.

Agora que você conferiu as vantagens da telemedicina, que tal continuar no nosso blog e conferir algumas dicas sobre atenção e cuidados essenciais com a saúde da mulher?

Deixe sua mensagem

Assine a nossa newsletter