A importância do risco cirúrgico pré-operatório na prevenção

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

A importância do risco cirúrgico | Doutor Agora

O risco cirúrgico é uma etapa pré-operatória tão importante quanto a cirurgia. Esse processo que antecede uma operação, serve para que o médico obtenha informações importantíssimas do paciente, impedindo assim que futuras complicações possam ocorrer durante e depois da cirurgia. 

Algumas fatalidades são ocasionadas por erros médicos, mas outras podem acontecer quando o risco cirúrgico não é cumprido devidamente. É importante saber que nem todos os pacientes possuem o hábito de fazer exames regularmente e só descobrem alguns problemas na hora do risco cirúrgico. Por isso, essa é uma etapa fundamental em qualquer procedimento, e mesmo assim complicações podem surgir. Atualmente, todo esse processo é obrigatório, por mais simples que seja o procedimento.

Para que serve o risco cirúrgico?

O risco cirúrgico avalia o estado clínico de forma completa e atualizada dos pacientes, e essas avaliações possuem influências que se relacionam à idade do indivíduo, bem como histórico de doenças, problemas crônicos e outras características que devem ser levadas em conta na hora da operação.

Feito esse procedimento pré-operatório, as chances de um problema fatal ou sequelas são muito menores. Apesar de nem todos os pacientes precisarem passar por exames laboratoriais, esses são fundamentais para fornecer informações que indicam possíveis problemas como anemia, falta de vitaminas, entre outros.

Quais são os benefícios do risco cirúrgico?

Aqueles pacientes que já possuem problemas crônicos são os mais beneficiados por esse tipo de exame, pois cada cirurgia, por mais simples que pareça, pode resultar em complicações irreversíveis ou ainda agravar enfermidades já existentes. Mas apesar desses grupos serem os mais beneficiados, todos os pacientes usufruem de alguma forma, pois no risco cirúrgico é possível detectar problemas antes não tratados cuidadosamente.

Vai fazer uma cirurgia? Contate o Doutor Agora e agende o seu risco cirúrgico! Deixe seu comentário aqui em nosso blog e compartilhe as informações em suas redes sociais!

Deixe sua mensagem

Comentários

    Assine a nossa newsletter