Campanha Janeiro Branco: saúde mental importa sim!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Campanha Janeiro Branco: saúde mental importa sim!

O Janeiro Branco é uma campanha que visa chamar a atenção para as questões relacionadas à saúde mental e emocional das pessoas.

Segundo o Fórum Econômico Mundial, em uma pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos, 53% dos brasileiros dizem que o seu bem-estar mental piorou.

As causas envolvem o medo, ansiedade e intranquilidade que a pandemia do Coronavírus trouxe à humanidade nestes últimos dois anos.

Diante dessa realidade, nunca foi tão importante desenvolver um trabalho ligado à saúde mental e incentivar as pessoas a buscarem ajuda.

Neste post, apresentaremos o Janeiro Branco e como essa campanha pode auxiliar milhões de pessoas a encontrarem o seu equilíbrio emocional. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!

Como surgiu a campanha Janeiro Branco?

A campanha foi instituída por psicólogos da cidade de Uberlândia, Minas Gerais, no objetivo de chamar a atenção das pessoas com relação à saúde mental.

O mês de janeiro foi escolhido, porque se trata de um momento onde as pessoas normalmente se preparam para o próximo período de suas vidas, ou seja, o ano que começará, organizando e desenvolvendo objetivos e metas voltadas a atitudes e hábitos positivos.

O branco diz respeito a um novo momento, onde a página é virada e uma folha nova é apresentada para escrever ou reescrever a caminhada.

A campanha incentiva um novo início, ao recomeço e a novos momentos, por isso a saúde mental e emocional precisam de atenção e cuidados.

Qual a importância de cuidar da saúde mental?

Os cuidados com a saúde mental são essenciais para se ter qualidade de vida, tanto no aspecto físico, pois evita doenças que se apresentam no corpo, quanto também no aspecto emocional, colaborando para uma vida com:

  • interação social,
  • convivência familiar harmônica,
  • pensamentos positivos,
  • qualidade de vida.

Estar equilibrado mentalmente é fundamental para o desenvolvimento das atividades do dia a dia, como o trabalho, estudos e relacionamentos.

Portanto, quando nossos pensamentos são negativos e percebemos sentimentos que nos levam a desanimar das tarefas que fazem parte das nossas vidas, é fundamental que procuremos ajuda para a reversão desse quadro.

É preciso esforço e determinação para sair dessa situação. Então, toda a ajuda e incentivo serão fundamentais para aqueles que enfrentam momentos difíceis em suas vidas.

Como cuidar da saúde mental?

Para isso, ações que colaboram com a qualidade de vida precisam ser tomadas. Desse modo, não esqueça de:

  • afastar-se de situações que geram emoções negativas,
  • aproveitar os bons momentos que a vida oferece,
  • valorizar a convivência social,
  • viver os momentos agradáveis com sua família,
  • praticar atividades físicas,
  • ter uma dieta saudável,
  • cuidar da qualidade do sono,
  • buscar ajuda profissional para enfrentar o momento.

É perfeitamente possível reverter essa situação e quanto antes medidas forem tomadas para que esses problemas não tomem proporções maiores, melhor.

Participar e apoiar o Janeiro Branco é contribuir com a humanidade e possibilitar àqueles que estejam passando por questões, envolvendo a mente e os sentimentos, que encontrem soluções para a situação.

Então, não se omita e colabore para um mundo melhor, afinal de contas, todos têm direito à saúde mental.

Agora que você conhece mais sobre o Janeiro Branco, continue conosco e leia o post que apresenta os benefícios da atividade física contra a depressão!

Deixe sua mensagem

Assine a nossa newsletter