Como diminuir lesões e dores musculares com atividade física

como diminuir lesões e dores musculares com atividade fisica

Todos sabemos que a prática regular de atividade física pode ajudar a diminuir lesões e dores musculares. essa prática é importante não só para o corpo, como também para o bom funcionamento da mente. Os efeitos, como maior disposição na realização das tarefas do dia a dia, por exemplo, podem ser vistos de forma rápida. Isso ocorre, pois a prática de atividade física de forma regular libera o hormônio “endorfina”, que é conhecido como o hormônio da felicidade.

As conseqüências das atividades para o corpo são muitas, como: sono regular, diminuição do estresse e da ansiedade, sensação de bem estar, diminuição da chance de desenvolver obesidade, maior equilíbrio entre o colesterol HDL e LDL, diminuição das lesões e das dores musculares, entre outros.

Como diminuir lesões e dores musculares?

Em se tratando especificamente da diminuição das dores musculares e das lesões, as atividades físicas têm muito a ajudar. Isso ocorre, pois quando se pratica exercícios, acontece o aumento da flexibilidade, ou seja, o indivíduo fica com maior elasticidade e agilidade para realizar diversos movimentos, até mesmo os mais simples. Deste modo, as lesões, traumas ou dores musculares são minimizados.

Com a prática de exercícios físicos também acontece o fortalecimento da musculatura, que são o sustento das articulações. Com esse fortalecimento, o indivíduo fica menos propenso a sofrer dores ou lesões e ainda mais confiante e seguro ao realizar todas as atividades do seu dia. É possível que pareça besteira, porém, são as simples atividades do dia a dia que fazem com que ocorra o desgaste das articulações e conseqüentemente apareçam lesões ou dores. Por este motivo, esse fortalecimento deve ser ressaltado.

Principais exercícios físicos para tratar de dores musculares, traumas ou lesões

Existem diversas atividades físicas que podem ser recomendadas para tratar ou diminuir dores musculares, traumas ou lesões. Porém, é sempre importante lembrar que a atividade escolhida deve promover o bem estar e ser adequada ao problema que deseja tratar. Para tal, visitar um profissional que possa dar auxílio na escolha dos exercícios, na freqüência e na intensidade, é muito relevante.

O Pilates é uma das atividades mais recomendadas quando se trata de doenças do sistema muscular, como distensões musculares, por exemplo. Sendo uma modalidade com exercícios de alongamento e contração, que são excelentes para o equilíbrio das cadeias musculares, fortalecendo os músculos e aumentando a flexibilidade. O pilates também é recomendado para lesões osteoarticulares e problemas respiratórios.

Outra atividade física que ajuda a diminuir as lesões, traumas e dores musculares é a Reeducação Postural Global, conhecida pela sigla RPG. Essa prática auxilia no tratamento de dores relacionados a má postura e traz para o paciente a possibilidade de desenvolver uma conscientização corporal, que pode melhorar diversas dores, traumas ou lesões que ele já tenha sofrido anteriormente.

O alongamento também pode ajudar e muito, não só a prevenir o aparecimento de lesões, traumas ou dores, como também a tratá-las.  Para as dores musculares, é recomendado que eles sejam realizados antes e após a prática de exercícios físicos, pois elimina as tensões musculares. Vale ressaltar que o alongamento pode ajudar não só a diminuir lesões e dores, como também traz benefícios para a coordenação motora e para a consciência corporal.

Dicas para não ter lesões, traumas ou dores musculares ao praticar atividades físicas

As lesões, traumas e dores musculares podem aparecer quando se pratica exercícios físicos de forma incorreta. Para que isso não ocorra é muito importante seguir algumas recomendações:

– Não faça atividades físicas com sobrecarga. Tenha equilíbrio e respeito pelo seu corpo! A intensidade da atividade deve ser aumentada gradativamente de acordo com a sua evolução;

– Se você está iniciando, opte por ter acompanhamento profissional. Ele vai te indicar qual é a carga ideal, assim como a freqüência, as repetições e a duração de cada exercício. Esse profissional também é a pessoa que vai te ajudar a alcançar os seus objetivos com a atividade, além de acompanhar a sua evolução e também ajudar na prevenção de lesões, dores musculares ou traumas;

– Alongue-se! Faça alongamento antes e depois da prática de exercícios físicos. Com isso o seu corpo estará aquecido para começar as atividades e também pronto para encerrá-las.levar uma vida saudável.

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