Como ter uma boa noite de sono?

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Como ter uma boa noite de sono?

Dormir bem é essencial para a saúde física e mental. No entanto, boa parte da população brasileira não consegue ter uma boa noite de sono. 

A biofarmacêutica Takeda encomendou uma pesquisa para avaliar a qualidade do descanso da população. A mesma foi realizada pelo IBOPE e revela que 65% dos brasileiros dormem mal. 

As mulheres são a grande maioria e o problema está geralmente associado a algum transtorno, sendo a insônia o mais comum deles, seguido da apneia e síndrome das pernas inquietas. 

Ansiedade, estresse e até a menopausa também podem favorecer períodos mal dormidos e infelizmente boa parte das pessoas não procura ajuda médica para tratar o problema. 

Algumas vezes, pequenas mudanças de hábito podem ajudar a dormir melhor. Quer saber como ter uma boa noite de sono? Leia nosso post.

Qual a importância de ter uma boa noite de sono?

Investir em mudanças e tratamentos para dormir bem e ter uma boa noite de sono deveria ser a prioridade de todos.

Um sono de qualidade ajuda a repor as energias e também a regular o metabolismo, dois fatores indispensáveis para a saúde física e mental. 

De forma geral, uma noite mal dormida resulta em um dia menos produtivo, dores de cabeça, mau-humor e sonlência durante o dia, além de algumas olheiras.

Por outro lado, dormir bem promove:

  • mais disposição,
  • melhora na memória e concentração,
  • sensação de saciedade,
  • fortalecimento do sistema imunológico,
  • melhora do humor.

Sem contar que, durante o sono, o corpo também intensifica a produção de colágeno, o que significa dizer que enquanto dormimos estamos cuidando da beleza da pele. 

A falta recorrente de períodos bem dormidos pode trazer sérias consequências ao organismo, aumentando o risco para doenças, como: 

Além disso, noites mal dormidas também favorecem o envelhecimento precoce da pele.

Como dormir bem?

Pequenas mudanças no estilo de vida e no ambiente ajudam de forma efetiva na promoção de uma boa noite de descanso. 

Uma dica é ir dormir e acordar sempre no mesmo horário, inclusive aos fins de semana. Isso é uma forma de condicionar o corpo a preparar-se para deitar e levantar sempre na mesma hora. A prática de uma atividade física regularmente também contribui para melhorar a qualidade do sono.

Outras dicas são:

Crie um ambiente confortável

O ambiente contribui para uma boa noite de sono. 

Por isso, seu quarto precisa ser confortável e favorável para você dormir. Prefira cores claras nas paredes e retire dele todo eletrônico que forneça qualquer ponto de luminosidade. Mesmo sem perceber, esses pontos de luz podem prejudicar seu descanso.

O quarto deve ser o menos iluminado possível. Ter uma temperatura amena e ausência de ruídos. 

Use-o para dormir e não para conectar celular, notebooks ou assistir tv.

Evite dormir durante o dia

Existem alguns estudos que confirmam que a conhecida dormidinha após o almoço traz alguns benefícios, em especial para a produtividade e memória. 

No entanto, quem tem esse hábito não deve dormir mais de 25 minutos ao dia. Períodos maiores que esse podem comprometer tanto na hora de pegar no sono como na qualidade dele durante o momento do descanso. 

Evite alimentos estimulantes

Refeições pesadas e estimulantes devem ser evitadas à noite. 

Opte por uma alimentação leve e equilibrada. O ideal é jantar até duas horas antes de ir para a cama. Isso dá tempo do organismo processar a digestão. 

Evite também o consumo de bebidas estimulantes, como cafés, chás e as alcoólicas. Se ingeridas próximo do horário de ir dormir, elas interferem na hora de pegar no sono e na manutenção dele. 

Consultar regularmente o médico para os devidos exames e analisar se está tudo bem com a sua saúde também faz parte dos cuidados com o sono. Nessa hora, conte com o Doutor Agora.

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