Conheça a importância do teste rápido para Covid-19 para ajudar a deter a pandemia

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Conheça a importância do teste rápido para Covid-19 para ajudar a deter a pandemia | Doutor Agora

A realização do teste rápido para Covid-19 é uma das formas mais eficazes de controlar a pandemia, enquanto a vacina ainda não está em uso.

Embora eles não sejam as únicas alternativas para diagnóstico da doença, são essenciais para se ter um conhecimento mais real sobre o verdadeiro índice de infectados.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o combate ao novo Coronavírus deve incluir o maior número possível de pessoas testadas ao redor do mundo. 

No Brasil, existem dois tipos de testagens rápidas disponíveis que podem ser aplicadas para ajudar a conter a disseminação do vírus.

Continue lendo nosso post e conheça quais são os tipos, como e quando eles devem ser aplicados. 

Por que é importante realizar o teste rápido para Covid-19?

Existem vários motivos que podem ser apresentados que mostram porque a realização do teste rápido para Covid-19 é importante e necessária.

Alguns deles são:

1 – A realização do exame em massa possibilita que as autoridades municipais, estaduais e federais consigam ter uma dimensão real da propagação do Coronavírus

2 – Possibilita também acompanhar onde estão situados os principais pontos de transmissão.

3 – São excelentes ferramentas para identificar os infectados assintomáticos.

4 – Também detectam as pessoas que já desenvolveram a doença e não souberam.

5 – Possibilita compreender como está a transmissão por áreas geográficas de uma cidade, estado e país.

6 – Possibilita também identificar características semelhantes entre os infectados, como, por exemplo, qual a faixa etária que é mais atingida pelo vírus e onde a letalidade é maior.

Dessa forma, fica mais fácil as autoridades e demais pessoas envolvidas proporem soluções e medidas para a prevenção, diagnóstico e tratamento. 

No contexto dos ambientes empresariais e domésticos, eles igualmente são fundamentais, pois a partir deles é possível exigir o período recomendado de quarentena daqueles que foram infectados.

Tipos de testes para Covid-19

Existem algumas formas de testar a presença de Covid-19 no organismo.

Mas, são três os exames mais realizados para diagnóstico da doença, sendo que um deles leva minutos para ficar pronto e os demais algumas horas. 

Conheça cada um deles:

Teste Rápido RT-PCR 

O teste rápido para Covid-19, denominado de RT-PCR ou molecular, é considerado o padrão ouro ou de referência. 

Ele identifica a presença do ácido ribonucleico, RNA, o material genético do vírus, confirmando ou não a Covid-19, em até 48 horas.

Ele pode ser realizado por pessoas que estejam apresentando os sintomas no mínimo há 3 dias e no máximo há 10, ou por aquelas que estiveram em situação de risco. 

As amostras são retiradas da cavidade nasal, da garganta e das vias respiratórias inferiores.

Teste Antígeno-Ag 

Conhecido como o exame do cotonete, o Antígeno-G é similar ao RT-PCR, com o detalhe de ser mais barato e rápido. Seu resultado sai em até 20 minutos. 

É indicado para quem está na fase inicial da doença e para quem esteve em situação de risco e esteja apresentando os sintomas no mínimo há 3 dias e no máximo há 7.

A técnica para realização do exame é com amostras de swab (cotonete) de nasofaringe.

Teste de Sorologia

Esse também é um teste rápido para Covid-19, apesar de ser menos utilizado.

Ele é realizado a partir da coleta do sangue.

É indicado especialmente para avaliação de imunidade, já que detecta os níveis de anticorpos IgM e IgG

Deve ser realizado quando existe suspeita da doença no mínimo há 10 dias e para aqueles que têm exposição de alto risco de contágio ou tiveram contato, no mínimo há 20 dias, com pessoas infectadas. 

A importância da detecção precoce da Covid-19

A detecção precoce da doença é essencial para prevenir a disseminação do Coronavírus na nossa família, empresa, bairro, cidade, país e mundo. 

Em situações de risco, ou ao perceber sintomas, o ideal é realizar o teste rápido para Covid-19 para garantir a segurança de todos que nos cercam. 

No Doutor Agora você pode realizar todos os tipos de exames para ficar mais tranquilo e garantir a segurança de todos. Acesse nosso site e veja como é fácil realizá-los!

Deixe sua mensagem

Assine a nossa newsletter