Novembro Azul: mês de combate ao câncer de próstata

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Novembro Azul: mês de combate ao câncer de próstata

Com a intenção de conscientizar a população masculina a se prevenir contra o câncer de próstata, a campanha Novembro Azul foi criada pelo Governo.

No penúltimo mês do ano, não é raro ver cartazes, propagandas na TV, rádio e principalmente campanhas na internet falando sobre o câncer de próstata. Mas você sabe por que existe essa campanha e por que ela é tão importante? 

Semelhante ao Outubro Rosa (criado para combater o câncer de mama que é o mais comum nas mulheres), o mês de novembro é dedicado à saúde do homem, já que o câncer de próstata é o mais comum entre eles.

A campanha do Novembro Azul também é muito necessária para desmistificar algumas mentiras contadas sobre o exame de toque retal, que é uma das principais formas de se prevenir contra essa doença, mas que infelizmente ainda é um tabu para muitos homens.

Entenda mais neste post o que é o câncer de próstata, quais são os seus sintomas, tratamento e as melhores maneiras de prevenção. 

O que é câncer de próstata e por que é tão perigoso?

Anualmente, cerca de 65.840 homens são diagnosticados com essa doença, o que representa 29% de todos os diagnósticos de câncer entre essa faixa da população. 

Mais comum em homens acima de 65 anos, com excesso de peso ou obesidade, esse tipo de câncer muitas vezes é silencioso, apresentando sintomas apenas em um estágio mais avançado, quando o tumor está de um tamanho grande, geralmente acometendo outros órgãos da região.

A próstata é um órgão muito importante para o homem, pois é ela uma das maiores responsáveis pela produção e nutrição dos espermatozóides. No entanto, sua localidade “escondida”, perto da bexiga e do intestino, nem sempre permite uma rápida descoberta do câncer.

Inclusive, é por isso que esse tipo de tumor é perigoso e a realização de exames preventivos é tão importante, para que ele seja descoberto logo no início e as chances de cura aumentem sensivelmente, assim como evitar que a metástase e demais complicações apareçam.

Sintomas, diagnóstico e tratamento

Apesar de nem sempre apresentar os mesmos sintomas e sinais, homens que apresentam a doença tendem a ter micção frequente, disfunção erétil, fluxo de urina diminuído, ou até mesmo com pequenas interrupções, fraqueza e dormência nas pernas.

Em casos mais graves, tendem a apresentar dor nos ossos da região, como quadril e coluna, assim como problema em órgãos próximos, indicando o rápido avanço e uma possível metástase.

Para o diagnóstico da doença, podem ser feitos alguns exames, como:

  • sangue, para avaliar mudanças no PSA, proteína produzida pela próstata,
  • toque retal, onde o proctologista insere o dedo indicador no ânus do paciente durante poucos segundos para encontrar irregularidades.

Em alguns casos, com a intenção de identificar o tamanho do tumor e possível metástase, pode ser necessária a cintilografia óssea, ressonância magnética ou tomografia computadorizada.

Prevenção

O Novembro Azul foi justamente criado para aumentar a prevenção contra o câncer de próstata, que pode ser feita de diferentes maneiras, começando pelos hábitos saudáveis.

Alimentação saudável é uma das maiores aliadas, por isso, o foco em alimentos naturais, não processados e vegetais, assim como na diminuição de consumo de sódio, gorduras, açúcares e alimentos ultraprocessados (refeições prontas congeladas e fast food) faz toda a diferença.

Manter o peso dentro da normalidade, evitar fumar, fazer pelo menos 30 minutos de exercícios diariamente é uma escolha em conjunto com os cuidados com a alimentação.

Por fim, e não menos importante, os exames preventivos, como o de sangue para medir PSA e o de toque retal, devem ser feitos anualmente quando acima dos 40 anos.

É muito importante salientar que não é vergonhoso e muito menos motivo de chacota fazer o exame de toque. Ele é um dos melhores e mais simples métodos de análise desse tipo de doença. Não deixe o tabu fazer a sua saúde correr risco.

Agora que você sabe mais sobre o Novembro Azul, cuide da sua saúde! Aproveite para conhecer nosso pronto atendimento repleto de especialistas. Prevenir-se contra esse tipo de câncer e demais doenças é essencial.

Deixe sua mensagem

Assine a nossa newsletter