Os benefícios da atividade física contra a depressão

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Os benefícios da atividade física contra a depressão | Doutor Agora

A prática de exercícios físicos é sempre recomendada pelos médicos, não só pelo condicionamento físico e para manter as pazes com a balança, as atividades também ajudam o cérebro a liberar neurotransmissores, que fazem a pessoa a se sentir melhor: as endorfinas.

Além da endorfina, há uma estimulo na produção de serotonina e dopamina, dois outros neurotransmissores que são responsáveis por aliviar os sintomas da depressão. Acompanhe a pauta de hoje e veja de que forma você pode começar a ter uma rotina de bem-estar. 

Comece com atividades simples
Sabemos que, quando a pessoa já apresenta um quadro depressivo, dificilmente ela consegue ter motivação para começar o dia com o pé direito. Com isso, para servir de estímulo, você pode aprender alguns exercícios de alongamento em casa. Comece devagar. Após isso, você vai se interessar naturalmente por pequenas caminhadas matinais, até corridas e dar voltinhas de bike. Fazendo isso ao menos uma vez por semana, consequentemente passará a uma vez por dia e assim por diante.

Comece devagar e faça uma avaliação da sua saúde
Respeite o seu ritmo e não parta para os exercícios pesados logo de cara. Ainda mais se você for começar do zero. Primeiro, avalie com o seu médico quando é a hora de começar e se puder, faça uma avaliação do seu condicionamento físico, além de medir a pressão e fazer outros exames de rotina para se resguardar de surpresas desagradáveis durante os exercícios. 

Busque outras atividades extra-culturais e esportivas
Para finalizar, busque por atividades que o atraem. Nem todo mundo gosta de corrida e de ciclismo, por exemplo. Então você pode considerar outras modalidades como opção: dança, futebol, vôlei entre outras. Ocupar a mente com novos aprendizados como música e arte também ajuda você a reconhecer habilidades e encontrar prazer nas coisas que faz. 

Viu como há inúmeras formas de espantar a depressão? Que tal começar a elaborar um novo cronograma de atividades para tornar a sua vida mais leve?

Deixe sua mensagem

Comentários

    Assine a nossa newsletter