Setembro amarelho: saiba identificar os primeiros sintomas de depressão

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Setembro amarelho: saiba identificar os primeiros sintomas de depressão | Doutor Agora

Depressão é um problema que surge, na maioria dos casos na terceira década de vida. Alguns dos sintomas são facilmente detectáveis e tratamentos devem ser procurados. Quando não tratada, esse problema pode gerar graves problemas sociais na vida de um indivíduo e até mesmo afetar a sua condição física. 

Falta de disposição, angústia frequente, baixa auto estima são alguns sinais que levam à preocupação. No mês de setembro amarelo, conscientize-se sobre a importância de ajudar e buscar ajuda sempre que sentir que esses sintomas estão sendo frequentes em sua vida. Abaixo relacionamos alguns sinais que o devem alertar. 

Perda de Auto Estima
Constantemente você se sente incapaz de alcançar seus objetivos ou se desmotiva com facilidade em situações que envolvem competitividade com outras pessoas? Muitas vezes duvida do próprio potencial, se sente insuficiente ou desconfortável com a sua aparência? A auto estima baixa pode ser um dos sintomas iniciais da depressão. É importante observar se você adquiriu o hábito de se comparar com terceiros, ou se questiona suas próprias capacidades frente aos desafios do dia a dia.

Consumo excessivo de bebidas alcoólicas
Refugiar-se em bebidas alcoólicas e outros vícios em drogas lícitas ou ilícitas também pode ser um sinal de início de depressão. Perceba se o seu cardápio não fica sem bebidas, se aumentou o consumo do álcool e se recorre a ele em quaisquer ocasiões que envolvem tristeza, solidão e baixa auto estima. 

Indisposição frequente e alteração no sono
Sem vontade de levantar da cama, escovar o cabelo, manter uma rotina saudável e cuidar de si mesmo pode também ser um dos sintomas iniciais da depressão. Ao ir trabalhar perceba se não há falta de atenção nas atividades práticas do dia a dia. Dificuldade de organização e auto orientação também pode ser um sinal de que algo não vai muito bem com o seu estado psicológico. Além disso, problemas recorrentes de insônia também pode ser um ponto a ser observado. 

Sensação contínua de angústia
Você frequentemente se vê insatisfeito com tudo? Analisa demais a atual situação e poucas vezes consegue ser racional? Não consegue se estabilizar em nenhum emprego ou relacionamento afetivo? Essa tristeza e sensação de angústia contínua pode ser um sinal claro de depressão. Quando não conseguimos ver o lado positivo das coisas, sempre procurando motivos para auto sabotagem no emprego, nos relacionamentos e na família. Quando isso ocorre, é hora de procurar ajuda psicológica.

Agora que você sabe os primeiros sintomas de uma possível depressão, não espere para buscar ajuda e nem de oferecer suporte às pessoas próximas que apresentam alguns desses sinais. Lembre-se que a depressão se não tratada, pode tomar proporções ainda maiores, afetando a sua vida como um todo e o deixando em um ciclo sem saída.

Deixe sua mensagem

Comentários

    Assine a nossa newsletter